Escambo é um substantivo masculino e flexão do verbo “escambar” (na 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo tem possível relação com câmbio, que significa “troca” (que vem do verbo cambiar), que por sua vez talvez tenha sua origem da raiz Céltica kamb-, que é “curvo”.
O significado de Escambo é facilmente entendido como a troca de serviços ou mercadorias sem envolvimento de dinheiro.
O escambo é um método de pagamento caracterizado pela permuta, substituindo assim a utilização de qualquer dinheiro, principalmente quando não existia o sistema monetário. Por isso, permuta é um nome bastante utilizado para designar a mesma coisa que escambo, assim como “troca direta”.
Por exemplo, são ações de escambo onde há uma “compra e venda” dispensando o uso de dinheiro, mas somente a troca de mercadorias:
É fácil de notar que atividades de escambo como as do exemplo representam cooperação entre as pessoas.
O conceito de escambo foi bastante usado nos primeiros anos de exploração do território brasileiro, quando os índios do litoral e os europeus, no início do século XVI, faziam trocas: os índios davam pau-brasil para os franceses, portugueses e espanhóis, enquanto que estes entregavam variadas mercadorias, como facas, espelhos, machados, colares, entre outros.
No período da escravidão, o escambo também era praticado – os escravos, mesmo que fossem vendidos por dinheiro dentro do Brasil, eram “obtidos” através de escambo na África. Para conseguir essa mão-de-obra negra, havia a troca de mercadorias, como o fumo e a aguardente.
No sistema feudal, o escambo era também comum, até que outras relações comerciais começaram a surgir, já que o sistema econômico começava a dar seus primeiros passos, especialmente por conta de alguns fatores, como o acelerado desenvolvimento das cidades.
Atualmente, o escambo é bem pouco utilizado (afinal o sistema econômico tem como base os valores monetários), porém é possível encontrá-lo entre alguns povos indígenas e certos grupos africanos que ainda são pouco desenvolvidos e estão isolados. Além disso, essa atividade provavelmente pode ser destacada em situações de crise e em meios pequenos.
Na internet, a expressão “escambo virtual” tornou-se uma tendência em pequenos grupos sociais: onde o escambo ocorre por meio de sites online de troca de objetos e serviços. É uma forma de incentivo a uma pessoa que precisa se desapegar de alguma coisa que já não utiliza, sem fazer uso do sistema capitalista existente.
O significado de Escambo está na categoria Significados