Ermo é um substantivo masculino, também classificado como um adjetivo. O termo vem do Latim eremus, que significa “deserto, lugar vazio”, do Grego eremos, que quer dizer “deserto”.
Ermo é também a primeira pessoa do singular do Presente do Indicativo do verbo ermar.
O significado de Ermo é entendido como o substantivo que dá nome a um local despovoado, isto é, um lugar desabitado, deserto, desinteressante, que não possui qualquer habitante ou até mesmo um local retirado.
Se torna sinônimo de inóspito. Esses locais abandonados e desabitados existem em vários lugares do mundo, mas um de grande importância e popularidade é a cidade de Chernobyl, localizada na Ucrânia – um acidente radioativo grave incapacitou a sobrevivência de pessoas na região, que abandoram a cidade, permanecendo até hoje como um local ermo, pois há altas taxas de radioatividade ativadas por lá.
Como adjetivo, ermo pode indicar o que está entregue ao nada, que é abandonado, isolado, solitário. Denota um indivíduo que vive sem companhia, só. Entretanto, essa referência não é feita para aqueles que estão nessa situação de forma imprevista, mas sim para aqueles que escolheram viver assim, de modo solitário.
Desse modo, surge os termos ermitão e eremita, que se referem àquela pessoa que se isola do contato com outras pessoas, vivendo em lugares afastados e solitários. Geralmente, esses indivíduos estão pagando uma penitência ou é um símbolo de religiosidade – ou também por gostarem de estarem sós.
Outros sinônimos do termo ermo são: retiro, apartado, inabitado, desértico, remoto, distante, longe, vazio, desterro, arredio, desolado, etc.
O significado de Ermo está na categoria Significados