Eremita é um substantivo de dois gêneros, sendo usado tanto para o sexo masculino como para o sexo feminino.
A palavra vem do Grego eremites, que significa “gente do deserto”, de eremia, que significa “deserto, solidão”, que por sua vez vem de eremos, que significa “desabitado”.
O significado de Eremita é o indivíduo que reside em local deserto e isolado. Eremita também é chamado de ermitão.
Normalmente, o eremita escolhe viver isolado (em um local denominado de eremitério) por razões diversas, mas as principais são a penitência, a religiosidade ou mesmo a misantropia (amor à natureza e aversão à humanidade em geral).
Nesse último caso, o eremita simplesmente não se interesse em viver em sociedade, preferindo o contato mais próximo com a natureza. Embora os padrões de vida sejam bem diferentes, os eremitas sentem-se satisfeitos com essa escolha.
A penitência pode ser fruto de questões religiões – o eremita assim escolhe viver sozinho para desenvolver a purificação espiritual.
No sentido figurado, a palavra eremita também pode designar uma pessoa que evita o contato social, ou seja, aquela que procura viver sozinha e está sempre buscando a solidão.
Para a Igreja Católica, o eremita tem um papel significativo. Durante a história do Cristianismo, essa prática esteve presente fortemente em dois momentos:
Para a religião cristã, o eremita é importante pela busca em reviver os dias que Jesus Cristo passou isolando-se no deserto.
Já para os eremitas europeus, há refúgio em florestas ou montanhas, já que nesse continente não há deserto. Independentemente da mudança de cenário, esses eremitas conseguem viver nas mesmas condições que Cristo.
No Brasil, durante a época do Ciclo do Ouro, existiram eremitas que isolaram-se em capelas que foram construídas por eles mesmos.
O significado de Eremita está na categoria Significados