Significado de Equívoco


O que é Equívoco



Equívoco é um substantivo e também um adjetivo. O termo vem da junção dos termos em Latim: aequi, que significa “igual” mais a raiz de vox, que quer dizer “voz” – sua origem quer dizer “ambíguo, de igual significado, com voz igual a ponto de enganar, capaz de dupla interpretação.”

O que é Equívoco:

O significado de Equívoco é um substantivo que significa engano, erro, mal entendido, lapso. É a consequência de se equivocar, ou seja, o que é definido pelo erro.

Por exemplo: “Por equívocos, o bandido não foi preso.”

Equívoco aponta uma interpretação incorreta, um engano por má interpretação. Tem o poder de causar duplo sentido.

Por exemplo: “Paulo equivocou-se em sua redação, fazendo com que o professor tivesse uma errônea interpretação de seu texto.”

Como adjetivo, denota alguém ou algo que é duvidoso, confuso, ambíguo, isto é, alguém ou alguma coisa que pode induzir ao erro, que não dá certeza, que se presta para mais de uma informação.

Por exemplo: “A publicação estava cheia de equívocos.”

Equivocar é o verbo que tem como significado a indução ao erro ou um deslize. Nesse caso, a palavra equivoco – sem acento agudo no “i” – é classificado como presente do indicativo do verbo equivocar.

Por exemplo: “Eu me equivoco cada vez que dou a permissão para que minha filha fique acordada até mais tarde.”

Na área da Lógica, equívoco é o termo utilizado para indicar conclusões falaciosas ou sofismas em orações. São frases que se equivocam, promovendo sentidos diferentes de uma palavra dentro de um igual raciocínio. Ou seja, embora pela lógica, seja correto, a ideia não é realmente aquilo.

O significado de Equívoco está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Equívoco |