Equacionar é classificado pela gramática portuguesa como um verbo transitivo, cuja origem é latina aequatio, -onis e que significa avaliar, apreciar, ponderar ou pôr em equação. Desta forma, é o mesmo que avaliar alguma coisa e/ou examinar os problemas e as suas possibilidades.
O termo equacionar é bastante empregado nas ciências, em especial na matemática e na química. Na primeira, são utilizadas equações para exprimir os enunciados dos problemas em linguagem matemática.
Basicamente, o procedimento matemático é realizado da seguinte forma: deve-se procurar e identificar a incógnita da expressão e representá-la por alguma letra do alfabeto. Em seguida, deve-se equacionar o problema, ou seja, extrair todas as informações apresentadas para poder resolvê-la.
As equações matemáticas são divididas em primeiro e segundo grau. Caracteriza-se como equações do primeiro grau aquelas que são redutíveis a forma (ax + b = 0), sendo que “a” e “b” são constantes e o “x” é a incógnita. Já as equações do segundo grau são caracterizadas pela seguinte fórmula “f(x) = ax² + bx + c”, sendo que “a”, “b” e “c” são números reais, porém o valor de “a” deve ser diferente de zero.
Na química, equacionar nada mais é do que analisar e balancear as chamadas reações químicas, as quais podem ser representadas por equações químicas gerais como também por equações iônicas. Em qualquer uma delas é necessário que se preserve os átomos presentes em cada elemento. Para se realizar o equacionamento correto é necessário observar alguns princípios importantes da estequiometria que são os seguintes:
Lei de conservação de massa: Segue-se o princípio de Lavoisier, onde todas as somas das massas dos reagentes devem ser iguais à soma de todas as massas dos produtos;
Lei das proporções definidas: Os produtos da reação devem ser dotados com valores de massa proporcionais aos dos reagentes;
Proporção atômica: Os coeficientes devem satisfazer as atomicidades de todas as moléculas da equação.
O significado de Equacionar está na categoria Significados