Epíteto é classificado como substantivo masculino. O termo vem do grego epítheton, que significa “algo adicionado, apelido”, que vem de epi-, que significa “sobre” e tithenai, que significa “colocar”.
O significado de Epíteto é acrescido ou posto ao lado.
Epíteto é descrito como uma expressão, substantivo ou mesmo um adjetivo que se torna um nome para qualificar algo, isto é, uma alcunha ou apelido que distingue algo ou alguém, deixando o nome ornamentado – tanto para o bem como para o mal.
É comum encontrar epítetos antes de nomes de pessoas, divindades, monarcas, entre outros.
Em suma, epíteto tem como finalidade evidenciar características inerentes do substantivo. Um exemplo claro é na frase: “A neve branca deixou as crianças felizes logo de manhã.” (“Neve branca” é um epíteto, pois a cor branca já é algo intrínseco da neve, mas foi de interesse enfatizar essa qualificação.)
Na linguagem coloquial, é costume ouvir alguns epítetos:
“Você gostaria de um cafezinho preto?” (Cafezinho preto, indicando que será somente café, sem complementos)
“O arroz branco será reutilizado amanhã.” (Arroz branco, mesma ideia: que só há arroz puro, sem complementos)
É possível destacar vários epítetos famosos. Alguns casos são:
“A criança olha
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
Quer tocar o céu.” (Manuel Bandeira)
Na área da Biologia, o epíteto é utilizado para designar uma espécie ou subespécie diferente dentro de um mesmo gênero (que seria designado como o nome genérico).
Por exemplo:
Stylosanthes scabra – a primeira palavra é o nome genérico, enquanto que scabra é o epíteto específico.
Na área da Zoologia, o epíteto também visa designar a espécie ou subespécie de um animal.
Epicteto ou Epíteto foi o nome de um filósofo grego que era escravo – pela maior parte de sua vida – em Roma, de Epafrodito (assistente de Nero, o “Incendiário”).
Epíteto pertenceu à Escola Estoica, disseminando seus ensinamentos através do “Enkeridion” (“Manual para a Vida”) e também em alguns discursos. Flávio Arriano, discípulo de Epíteto, editou seus ensinamentos e procurou difundi-los – entretanto, a obra é pequena e pouco conhecida.
Epíteto era um filósofo que se preocupava com a felicidade e procurava viver uma vida plena. Foi alforriado após a morte de Epafrodito e se tornou amigo pessoal do Imperador Adriano, consagrando-se como um filósofo estoico por causa de sua aura e inteligência.
É interessante destacar um epíteto mundialmente conhecido: “Terra do Sol Nascente” – apelido dado ao Japão. Esse apelido tem muito sentido atualmente, devido ao investimento do país em utilizar a energia solar. O Japão se tornou um dos três maiores mercados do planeta com instalações solares.
Outro epíteto no Japão é “a ilha mais ao Sul do Japão” – conotação para indicar o atol de Okinotorishima, que tem aparência de uma vela, com quase oito quilômetros quadrados de área.
O significado de Epíteto está na categoria Significados