Epidemia é o nome dado ao tipo de propagação de uma doença infecciosa que pode surgir de forma rápida e repentina e que ataca simultaneamente um elevado número de pessoas.
A palavra epidemia pode ter surgido na Grécia (Epi é o mesmo que “sobre” e demos significa “povo”), uma vez que já era utilizado por Hipócrates (460 a. C. – 377 a. C), considerado o “pai da medicina”.
A interação com o meio ambiente pode ocasionar no surgimento ou desenvolvimento de algumas doenças, o que é considerado de certa forma normal. Entretanto, quando há um desequilíbrio conhecido como surto epidêmico, onde um agente causador se sobressai ao meio, é considerado um problema, do qual as políticas públicas de saúde devem se ocupar.
Endemia é o nome dado a qualquer tipo de doença que se faz presente em um espaço determinado, o qual é conhecido como “faixa endêmica”. Em outras palavras, a endemia surge e permanece em um só local e por isso não atinge e nem se espalha para outras regiões ou comunidades.
A palavra endemia é de origem grega (En significa “em” e demos é o mesmo que “pessoas”). Alguns exemplos de áreas endêmicas são: Febre Amarela na região da Amazônia, Doença de Chagas em parte do território mineiro e baiano e Malária em parte do território norte do Brasil.
Por outro lado, pandemia é um tipo de epidemia que se espalha e atinge regiões em grandes proporções como, por exemplo, um continente inteiro. A origem etimológica do termo reporta-se ao grego (Pan indica “todos ou tudo” e demos é o mesmo que “povo”).
Alguns casos de pandemia que foram registrados na história foram os seguintes: Primeira pandemia de Cólera (entre 1816 e 1826) teve seu início em Bengala e depois se alastrou pela Índia, China e Mar Cáspio.
Outro caso considerado como o maior exemplo de pandemia na história é o da Gripe Espanhola, que ocorreu entre 1918 e 1919 e que ficou conhecido como o “Maior Holocausto médico da história”, que exterminou cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo.
E, por fim, a epidemia que é um tipo de doença infecciosa e transmissível que começa em uma região e logo se espalha para outras comunidades caracterizando o chamado “surto epidêmico”. Como exemplo tem-se a epidemia de dengue que atingiu vários estados brasileiros no ano de 2016.
Também conhecido como publicidade viral diz respeito às técnicas de marketing empregadas para explorar as redes sociais com o intuito de aumentar o número de divulgação e alcance de uma determinada marca, produto ou serviço.
Em outras palavras, estas técnicas são empregadas para “viralizar” ou mesmo popularizar determinado objeto para que o maior número de pessoas possíveis conheça e adquira. Entretanto, para que se obtenha o êxito esperado é necessário que esse mesmo objeto atenda as expectativas do público almejado.
Existem várias formas de se trabalhar o marketing viral, sendo os blogs, sites, emails e vídeos do Youtube como os mais comuns.
O significado de Epidemia está na categoria Significados