Eosinófilos é um termo médico para células sanguíneas que atuam com a imunidade do organismo. Podem também ser chamadas por Granulócitos Eosinófilos.
Presentes na medula óssea, os eosinófilos são responsáveis pela defesa do organismo humano de possíveis infecções. As células, antes de migrarem para o sangue periférico, atuam diretamente em doenças alérgicas ou de cunho inflamatórios. São elas também que defendem o corpo contra parasitas. A variação na quantidade de eosinófilos no sangue define o nível de imunidade do organismo.
Quando a concentração dessas células ultrapassam o teto de 500 unidades por microlitro de sangue, deixa de ser considerado um valor saudável para o organismo. Essa aumento determina, então, que o organismo pode estar passando por algum tipo de alergia ou doença proveniente de vermes. Para esse estado, da-se o nome de Eosinofilia. Algumas doenças provenientes desse caso podem ser artrite, dermatites e câncer linfático. Lesões na pele são comuns como sinal de eosinofilia.
Quanto o valor de células por microlitro de sangue é inferior a 50 unidades, da-se o nome de Eosinopenia. Em opostição à Eosinofilia, esse estado representa baixa concentração de eosinófilos no sangue e é uma indicação de que a imunidade do organismo está fragilizada. Quanto a concentração cai dessa forma, é provável que o indivíduo tenha passado por situações de intoxicação, abuso no uso de bebidas alcoólicas ou de esteróides. Também, é comum em períodos pós-operatório ou quando há complicações durante a gravidez. Em casos mais extremos, é resultante de portadores da AIDS.
A concentração exagerada ou mínima de eosinófilos influem diretamente na reprodução de doenças dentro do organismo. Para um estado normal de saúde, é preciso conter entre 50 e 500 unidades a cada microlitro de sangue. Cada célula tem de 12 a 17 micrômetros de tamanho e juntas constituem entre 1 a 6% dos glóbulos brancos do sangue.
O significado de Eosinófilos está na categoria Significados