Energia não-renovável
Energia não renovável é a energia produzida a partir de combustíveis que não podem ser substituídos ou levam muito tempo para que isso aconteça. São exemplos de energia não renováveis a energia termoelétrica e a energia nuclear (urânio).
Dá-se o nome de energia não-renovável ao recurso energético que não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza num tempo considerado hábil para sua reutilização.
Os principais e mais utilizados recursos não renováveis são o petróleo, o carvão e o gás natural, derivados fósseis e que se esgotarão um dia.
O urânio (energia nuclear) também é outro exemplo entre as energias não renováveis, até mais barato que o combustível fóssil, porém seu manuseio e utilização requer muito cuidado, pois apresenta grande risco para o ser humano, já que pode causar contaminação e levar a várias doenças, podendo ser letal.
É famoso o caso do desastre nucelar ocorrido em Chernobyl, na Ucrânia (na época sob jurisdição da União Soviética), em 1986 e que tornou o local e os arredores inúteis para a habitação saudável por pelo menos um século, além de refletir na saúde até mesmo dos nascidos anos depois do acidente.
As energias não-renováveis são as mais utilizadas atualmente, porém apresentam vantagens e desvantagens. Sendo prós:
São pontos contra:
Na energia renovável são utilizados combustíveis naturais que não se esgotam, por isso são opções melhores para impactos menores no meio ambiente. São exemplos de energias renováveis: a energia solar, a eólica, as hidrelétricas e a biomassa.
Apesar de sua grande vantagem, tratam-se de recursos com custos mais altos, o que explica sua utilização em países com maior desenvolvimento e poder econômico maior. A China lidera o ranking de países que mais investem em energias renováveis no mundo.
Em contrapartida, por esse mesmo motivo econômico, países mais pobres e em desenvolvimento acabam optando pela energia não renovável.
O significado de Energia Não Renovável está na categoria Significados