Energia cinética é uma expressão. Energia é um substantivo feminino de origem no Latim energia, que vem do Grego energeia, que significa “operação, atividade”.
Cinética, por sua vez, também é um substantivo feminino proveniente do Grego kinetikos, que quer dizer “o que move, o que põe em ação”.
O significado de Energia cinética está associada a uma forma de energia relacionada ao movimento dos corpos, sendo que o resultado desta energia cinética está intimamente ligado ao valor da massa do objeto e à velocidade de movimento do mesmo.
Qualquer objeto em movimento tem a capacidade de realizar trabalho, ou seja, possui energia – isso é, no caso, a energia cinética.
Caso dois objetos estiverem se movimentando na mesma velocidade, mas possuem massas diferentes, o corpo com massa mais pesada terá uma energia cinética maior.
Se os objetos estão em repouso, a energia cinética se torna nula, afinal a velocidade é zero.
É necessária a aplicação de uma força para impulsionar um objeto para que ele ganhe movimento inicial – algo que na Física é uma ação chamada de “Trabalho”.
Conforme o Teorema da Energia Cinética, o trabalho que resulta dessa força será medido pela variação da energia cinética.
Por isso, existe a seguinte fórmula para definir o cálculo da energia cinética:
Ec = mV² / 2
Nessa fórmula, Ec é a energia cinética, m é a massa e a letra v é a velocidade.
Através disso, se pode concluir que se a massa de um corpo for duplicada, com a manutenção da velocidade, a sua energia cinética irá se duplicar também.
Em outros casos, a velocidade está elevada ao quadrado, o seu valor se duplica e a massa permanece constante, o que faz com que a energia cinética se quadruplicaria.
A unidade de medida adotada para a energia cinética, conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI), é Joules (J) – unidade que homenageia o físico inglês James Prescott Joule que contribuiu aos estudos sobre calor e energia.
Na Física, a energia cinética está definida dentro do conceito de Energia Mecânica, assim como outros tipos de energia, como a potencial gravitacional e a potencial elástica.
A energia cinética e a energia potencial são duas energias inversas e proporcionais.
Isso porque ao contrário da energia cinética – que faz uso de energia para a execução de movimentos –, a energia potencial faz o armazenamento desta energia.
Nesse caso, a energia que é armazenada (potencial) poderá ser manifestada depois, como parte da energia cinética: a partir do momento em que aquele determinado objeto começar a se movimentar.
Veja também os significados de Energia Eólica, Energia Solar e Energia Nuclear.
O significado de Energia Cinética está na categoria Significados