Encceja é um acrônimo.
O significado de Encceja determina o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, criado no ano de 2002.
O Encceja é um exame executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que, com a colaboração de secretarias municipais e estaduais de educação, apontam os seis principais objetivos do Encceja:
Ou seja, o Encceja é uma prova de certificação – do Ensino Médio – que abrange tanto os brasileiros que residem no país como aqueles no exterior e que não dispuzeram da chance de concluir os estudos quando estavam com idade apropriada e que estão inclusos no Art. 38, §§1° e 2° da Lei nº 9.394/1996.
O Encceja tem alguns requisitos relacionados à idade dos participantes:
Além disso, o Encceja permite que pessoas disprovidas de liberdade ou jovens que estejam sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas também façam o exame.
Existem quatro aplicações diferentes do Encceja, pois cada uma conta um editais e cronogramas distintos:
A participação no Encceja é totalmente gratuita e voluntária. O exame possui atendimento específico e especializado pelo nome social, para participantes travestis e transexuais que querem tratamento pela sua identidade de gênero.
Embora a aplicação do Encceja seja realizada pelo Inep (no território brasileiro), a emissão de certificação e declaração de proficiência são tarefas das Secretarias de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que possuem Termo de Adesão.
As provas do Encceja também possuem requisitos básicos que estão estipulados na legislação atual para os Ensinos Fundamental e Médio (a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs).
Os exames são aplicados em um dia entre os períodos matutino e vespertino. São quatro provas objetivas, sendo que cada uma possui 30 questões de múltipla escolha mais uma proposta de redação.
As provas objetivas do Encceja englobam determinadas áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. No Ensino Fundamental, os candidatos são avaliados em relação aos conteúdos de:
No Ensino Médio, os candidatos são avaliados em relação aos conteúdos de:
O INEP disponibiliza em sua página na internet o material didático pedagógico de apoio para todos os participantes que desejam se preparar para o Encceja. O material é dividido em: volume introdutório, quatro volumes de orientações para aos professores e oito volumes de orientações para os estudantes (quatro volumes para o Ensino Fundamental e quatro volumes para o Ensino Médio).
Se um candidato não conseguiu média para aprovação (o mínimo são 100 pontos de uma pontuação que vai de 60 a 180 pontos) em uma área de conhecimento tem a permissão de se inscrever novamente no Encceja do próximo ano para tentar novamente e eliminar o componente curricular que tenham interesse.
Ou seja, para que o candidato consiga receber a certificação é necessário obter no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Já a redação exige uma nota igual ou maior de 5 pontos de 10.
A inscrição para o Encceja é sempre feita pelo site oficial do exame – através do portal do INEP.
O significado de Encceja está na categoria Significados