Significado de Empowerment


O que é Empowerment



Empowerment é um conceito aplicado em administração empresarial cujo significado mais comum é descentralização de poderes, podendo ser traduzido como empoderamento.

Em seu sentido mais restrito, empowerment traz o conceito de maior participação dos colaboradores de uma empresa em suas atividades, podendo atuar com maior autonomia de decisão e também possuindo mais responsabilidades.

Nesse sentido, referindo-se à administração empresarial, o empowerment é uma ferramenta que procura trabalhar com a lentidão e a burocracia naturais de qualquer empresa, fazendo com que haja um compartilhamento mais extensivo das informações, possibilitando mais autonomia aos colaboradores e redução dos esquemas hierárquicos estabelecidos, que propiciam a burocracia.

Com a implantação de delegação de poderes, a empresa pode ter trabalhadores mais motivados e mais envolvidos nas decisões da empresa. Um colaborador, ao perceber que possui mais responsabilidade, busca encontrar soluções mais criativas, sentindo que está contribuindo de alguma forma para melhorar a produtividade e colaborar com os rumos da empresa e que, assim, acabam fazendo parte da administração do local em que trabalha.

A aplicação e implantação do empowerment possibilita trazer mais autoconfiança, cooperação e produtividade aos trabalhadores, que se sentem estimulados e entusiasmados no desenvolvimento do trabalho, uma vez que também tem aumentada a confiança na chefia. A chefia, por sua vez, é vista sob um ângulo diferente, atuando de maneira mais aberta, aceitando sugestões, porém sem descurar da própria responsabilidade, uma vez que continua desempenhando o papel de liderança.

O empowerment, então, torna-se uma ferramenta de gestão estratégica, cujo objetivo é encontrar um aproveitamento melhor do capital humano dentro da organização. Como pudemos entender, o poder compartilhado é resultado de troca de informações essenciais sobre os negócios e os projetos empresariais e a delegação de poderes e autonomia resulta na participação mais ativa dos colaboradores, que também se sentem donos do negócio, partilhando a liderança e as responsabilidades.

De maneira comprovada, o empowerment torna-se fundamental para libertar a empresa do vício da centralização de decisões, fazendo com que seja mais ativa e rápida, atendendo mais prontamente às solicitações.

Com isso, a descentralização faz com que as decisões sejam mais compartilhadas, estabelecendo um novo modelo de gestão, concedendo maior autonomia e trazendo como vantagens a motivação e a satisfação pessoal dos trabalhadores.

O conceito de empowerment também pode ter outros significados, interpretações e definições. Na psicologia e na filosofia, que também abordam o tema de empowerment, o seu conceito é bastante comum quando se trata de autoajuda e de ciências de motivação pessoal.

Na sua forma literal, o termo empowerment trouxe para o português a palavra empoderamento, um neologismo que pode designar as relações de poder dentro de uma sociedade.

Como fenômeno sociológico, o empowerment está relacionado aos membros de um grupo que são discriminados, seja pela raça, religião ou gênero. Pode se referir também ao aumento da força política e social do grupo dentro da sociedade ou mesmo de um membro dentro do grupo, com o fortalecimento de suas próprias capacidades.

O empowerment, por fim, também é muitas vezes utilizado como metodologia pelo movimento feminista.

Empowerment do consumidor

Se antes o empowerment estava estritamente ligado aos funcionários e à forma de gestão empresarial, depois que seu conceito se espalhou por outras áreas, acabou por também chegar aos consumidores, que perceberam no termo uma outra aplicação. Assim, o consumidor, pelo empowerment, toma consciência de seus poderes:

  • Poder de escolha, podendo adquirir mais conhecimento sobre a oferta de produtos e obter mais informações a seu respeito, tanto fisicamente quanto através da internet;
  • Poder de opinião, que pode influenciar decisões do grupo ou de outras pessoas através de redes sociais;
  • Poder de influência, exercido sobre produtos e sobre campanhas publicitárias, fazendo com que as empresas se inspirem no que o consumidor busca em seus produtos;
  • Poder de intervenção dentro das empresas, quando uma pessoa acaba definindo o seu próprio papel como consumidor e colaborador da empresa.

A concessão de poderes ao consumidor acabou se tornando realidade graças às estratégias de marketing, que buscam sempre satisfazer os desejos do consumidor, concedendo a ele exatamente o que precisa e busca no mercado. Isso, porém, acabou se tornando uma faca de dois gumes, pois o consumidor acabou entendendo que pode interferir e compartilhar com outros que tenham a mesma opinião, fazendo com que uma campanha possa ter um sucesso estrondoso ou ser destruída em minutos, o mesmo correndo em outras áreas de convivência humana, como a política, por exemplo.

O significado de Empowerment está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Empowerment |