Empowerment é um conceito aplicado em administração empresarial cujo significado mais comum é descentralização de poderes, podendo ser traduzido como empoderamento.
Em seu sentido mais restrito, empowerment traz o conceito de maior participação dos colaboradores de uma empresa em suas atividades, podendo atuar com maior autonomia de decisão e também possuindo mais responsabilidades.
Nesse sentido, referindo-se à administração empresarial, o empowerment é uma ferramenta que procura trabalhar com a lentidão e a burocracia naturais de qualquer empresa, fazendo com que haja um compartilhamento mais extensivo das informações, possibilitando mais autonomia aos colaboradores e redução dos esquemas hierárquicos estabelecidos, que propiciam a burocracia.
Com a implantação de delegação de poderes, a empresa pode ter trabalhadores mais motivados e mais envolvidos nas decisões da empresa. Um colaborador, ao perceber que possui mais responsabilidade, busca encontrar soluções mais criativas, sentindo que está contribuindo de alguma forma para melhorar a produtividade e colaborar com os rumos da empresa e que, assim, acabam fazendo parte da administração do local em que trabalha.
A aplicação e implantação do empowerment possibilita trazer mais autoconfiança, cooperação e produtividade aos trabalhadores, que se sentem estimulados e entusiasmados no desenvolvimento do trabalho, uma vez que também tem aumentada a confiança na chefia. A chefia, por sua vez, é vista sob um ângulo diferente, atuando de maneira mais aberta, aceitando sugestões, porém sem descurar da própria responsabilidade, uma vez que continua desempenhando o papel de liderança.
O empowerment, então, torna-se uma ferramenta de gestão estratégica, cujo objetivo é encontrar um aproveitamento melhor do capital humano dentro da organização. Como pudemos entender, o poder compartilhado é resultado de troca de informações essenciais sobre os negócios e os projetos empresariais e a delegação de poderes e autonomia resulta na participação mais ativa dos colaboradores, que também se sentem donos do negócio, partilhando a liderança e as responsabilidades.
De maneira comprovada, o empowerment torna-se fundamental para libertar a empresa do vício da centralização de decisões, fazendo com que seja mais ativa e rápida, atendendo mais prontamente às solicitações.
Com isso, a descentralização faz com que as decisões sejam mais compartilhadas, estabelecendo um novo modelo de gestão, concedendo maior autonomia e trazendo como vantagens a motivação e a satisfação pessoal dos trabalhadores.
O conceito de empowerment também pode ter outros significados, interpretações e definições. Na psicologia e na filosofia, que também abordam o tema de empowerment, o seu conceito é bastante comum quando se trata de autoajuda e de ciências de motivação pessoal.
Na sua forma literal, o termo empowerment trouxe para o português a palavra empoderamento, um neologismo que pode designar as relações de poder dentro de uma sociedade.
Como fenômeno sociológico, o empowerment está relacionado aos membros de um grupo que são discriminados, seja pela raça, religião ou gênero. Pode se referir também ao aumento da força política e social do grupo dentro da sociedade ou mesmo de um membro dentro do grupo, com o fortalecimento de suas próprias capacidades.
O empowerment, por fim, também é muitas vezes utilizado como metodologia pelo movimento feminista.
Se antes o empowerment estava estritamente ligado aos funcionários e à forma de gestão empresarial, depois que seu conceito se espalhou por outras áreas, acabou por também chegar aos consumidores, que perceberam no termo uma outra aplicação. Assim, o consumidor, pelo empowerment, toma consciência de seus poderes:
A concessão de poderes ao consumidor acabou se tornando realidade graças às estratégias de marketing, que buscam sempre satisfazer os desejos do consumidor, concedendo a ele exatamente o que precisa e busca no mercado. Isso, porém, acabou se tornando uma faca de dois gumes, pois o consumidor acabou entendendo que pode interferir e compartilhar com outros que tenham a mesma opinião, fazendo com que uma campanha possa ter um sucesso estrondoso ou ser destruída em minutos, o mesmo correndo em outras áreas de convivência humana, como a política, por exemplo.
O significado de Empowerment está na categoria Significados