Significado de Empoderamento feminino


O que é Empoderamento feminino



Empoderamento feminino é uma expressão. Empoderamento é um substantivo masculino que se originou a partir do Inglês empowerment, que quer dizer “fortalecimento, poder de decisão, emancipação, autonomia”.

Feminino é um adjetivo e substantivo masculino que vem do Latim femella, que significa “jovem do sexo feminino”.

O significado de Empoderamento feminino abrange a consciência coletiva que se expressa por meio de ações de fortalecimento das mulheres e do desenvolvimento de igualdade de gênero.

Ou seja, empoderamento feminino é o mesmo que conceder o poder de participação social às mulheres, fazendo com que elas estejam cientes de que elas podem (e devem) lutar pelos seus direitos, posicionando-se em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

Chamado também de “empoderamento das mulheres”, o empoderamento feminino é uma decorrência do movimento feminista, muito embora estes sejam diferentes, mesmo interligados.

Veja também o significado de Igualdade de gênero e Empoderamento.

O ato de se “empoderar” significa tomar para si o poder, o que garante que as mulheres entendam e reconheçam sua própria capacidade, para então mudarem as coisas.

O empoderamento feminino prega pelo direito das mulheres na participação de debates públicos e na tomada de decisões que possam ser importantes para o futuro de uma determinada sociedade, em especial se os assuntos estiverem relacionados com a própria mulher.

No ano de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), divulgou uma lista apresentando os 7 princípios básicos do empoderamento feminino com o objetivo de proporcionar um mundo melhor. Confira:

  1. Determinar uma liderança corporativa que reconheça a igualdade de gênero no mais alto nível,
  2. Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa e igual no trabalho, com respeito e apoio aos direitos humanos e à não-discriminação,
  3. Assegurar a saúde, segurança e bem-estar de todos os indivíduos que trabalham na empresa,
  4. Proporcionar educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres,
  5. Dar suporte ao empreendedorismo de mulheres, promovendo políticas de empoderamento por meio das cadeias de suprimentos e marketing,
  6. Possibilitar a igualdade de gênero por intermédio de iniciativas dirigidas à comunidade e ao ativismo social,
  7. Mensurar, documentar e divulgar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Os princípios definidos pela ONU continuam sendo aplicados de forma maciça, como, por exemplo, em ações de empresas que seguem uma política interna de equidade entre gêneros, quebrando o preconceito existente contra as mulheres e até mantendo a isonomia salarial.

Existem diversas Organizações Não-Governamentais (ONGs) e outras instituições que atuam no empoderamento feminino. Tal prática não deveria ser apenas das mulheres, afinal os homens também poderiam se certificar de que uma igualdade de posicionamento e participação dos gêneros na sociedade exista e seja justa.

Não somente isso, o empoderamento feminino pode estar em ações simples do dia a dia, como na aceitação ao próprio corpo.

A mulher pode aplicar o empoderamento feminino através do fortalecimento de sua confiança, criando ambições e sonhos. Como resultado, muitas outras mulheres podem se sentir estimuladas a fazerem o mesmo.

O significado de Empoderamento feminino está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Empoderamento feminino |