Empatia é uma palavra que se originou da fusão de duas palavras gregas, com seus respectivos significados:
-in – para dentro;
-pathos – sentimento.
Empatia é a capacidade psicológica de tentar compreender sentimentos e emoções das outras pessoas.
A empatia é uma das qualidades do ser humano ligadas à inteligência emocional e pode, portanto, ser desenvolvida.
A empatia é a mais complexa capacidade que uma pessoa pode desenvolver durante a vida, pois consiste em fazer uma viagem para fora de si na tentativa de enxergar as situações da vida de uma outra pessoa sob o ponto de vista dela; e, ao mesmo tempo, procurar estar isento de seus pontos de vista individuais. A verdadeira empatia é aquela que consegue ser imparcial.
Muito provavelmente, pouquíssimas pessoas tenham a empatia desenvolvida num grau elevado, mas sempre podemos procurar melhorar, basta que haja vontade.
O ser humano possui dois tipos de inteligência. Uma delas é o que nos habituamos a chamar de QI, que é a capacidade de usar de raciocínio lógico nas situações; diz-se que nascemos com um certo QI e não podemos alterá-lo.
O outro tipo de inteligência é a emocional, que engloba nossas capacidades de construir relacionamentos saudáveis com as pessoas com quem convivemos. A inteligência emocional pode sempre crescer; podemos estar numa constante evolução.
Assim como acontece com todas as características psicológicas e emocionais do ser humano, há pessoas que já nascem com empatia e pessoas que procuram desenvolvê-la.
É muito comum ver as pessoas confundirem empatia com simpatia. Simpatia tem o mesmo radical de empatia (o termo grego pathos), mas difere pelo início sym que significa união.
A empatia é a capacidade de enxergar-se no lugar de outra pessoa, com vontade de compreendê-la, sem fazer pré julgamentos. Já a simpatia está relacionada com o sentir a emoção junto de alguém. Como sua origem grega prenuncia, simpatia é a união dos sentimentos.
Os significados são próximos, mas diferem em intensidade. Ter simpatia é compartilhar as dores de outra pessoa; a empatia é mais forte, pois faz com que uma pessoa realmente consiga se ver na situação em que vive o outro.
Nos dicionários, simpatia aparece como sinônimo de empatia. E isso se dá mesmo com a sutil diferença entre os significados, pois a língua portuguesa nos apresenta sinônimos, que são palavras de significado parecido, mas não idêntico. Não existem sinônimos perfeito, apenas próximos, como neste caso.
A Empatia – Arqueologia Lda. é uma empresa portuguesa fundada em 2002 que presta serviços nas áreas de:
Os serviços prestados pela Empatia – Arqueologia Lda. são voltados para a preservação e divulgação do patrimônio cultural e ambiental do país.
O significado de Empatia está na categoria Significados