Emblemático é um adjetivo masculino com origem no Latim emblema, que significa “trabalho de encaixe, mosaico”, do Grego emblema, que quer dizer “algo colocado sobre outra coisa”.
O significado de Emblemático remete ao que corresponde ou se refere ao emblema, por exemplo, um estatuto emblemático da monarquia. De forma objetiva, portanto, o termo emblemático é um adjetivo que caracteriza o que é relativo a emblema (que são as armas emblemáticas da realeza).
Além disso, emblemático pode ter como significado aquilo que possui propriedade ou particularidade de emblema, isto é, de caráter simbólico.
Por exemplo:
“Ao falar de arquitetura moderna do Brasil, não pode-se esquecer de citar o emblemático carioca Oscar Niemeyer.”
“Cristiano Ronaldo é uma das figuras emblemáticas do futebol atual.”
No sentido figurado citado acima, emblemático é expressar o que é simbólico, tanto situações como pessoas. Outro exemplo é:
“Grande parte das cidades possui uma figura emblemática. No caso do Rio de Janeiro, é o Cristo Redentor.”
Isso quer afirmar que uma figura emblemática é o que representa importância para determinado local, que possui grande significado histórico e social.
Mais exemplos para entendimento são:
“Albert Einstein é considerado o maior gênio emblemático da Física.”
“Mesmo anos após sua morte, Michael Jackson é ainda a maior figura emblemática do pop.”
Há ainda a expressão “fato emblemático” que é utilizada para expressar algo excepcional, graças a sua originalidade e por ser exemplar para qualquer situação que se assemelha a esta.
Infelizmente, o termo emblemático acaba sendo usado erroneamente pelas pessoas, em especial por conta do próprio uso indiscriminado visto na mídia. Por isso, emblemático faz parte da lista dos chavões.
Emblemático possui alguns sinônimos relevantes.
Quando pretende-se representar algo simbolicamente, tem-se:
Já no sentido de representar a essência de alguma coisa, tem-se: