Elixir é um substantivo masculino. A palavra tem origem no Latim medieval elixir, que significa “pedra filosofal”. O termo em Latim medieval, é muito provável, tem sua origem na palavra em Árabe al-iksir, que se deriva de xerion, palavra grega cujo significado é “pó para curar feridas”, de xeros, que significa “seco”.
Elixir é uma bebida, uma poção, um preparo.
Um elixir é uma preparação líquida composta por um certo ingrediente, álcool etílico e substâncias aromáticas e também medicamentos. Seu uso é oral, com gosto açucarado – o que faz com que o elixir se torne uma bebida gostosa e que pode ser balsâmica ou confortante para quem a ingere.
Normalmente, a bebida deve conter, pelo menos 20% de álcool. Se for açucarada, deve-se haver 20% de açúcar.
Em sentido figurado, o elixir é visto como uma bebida que possui virtudes mágicas ou milagrosas.
Para os alquimistas durante a Idade Média (e conforme suas crenças daquela época), o elixir era visto como uma substância que tinha a capacidade e o poder de transformar os metais em ouro (conhecido como pedra filosofal), assim como auxiliar no fortalecimento e na cura do corpo humano, proporcionando uma vida longa ou até mesmo eterna (o chamado elixir de longa vida).
Existe o elixir paregórico, que é uma tintura composta de ópio canforado. Geralmente, é utilizado para acalmar dores intestinais desde a Antiguidade. Nesse caso, ele acaba tendo ação antiespasmódica, além de servir para dores estomacais e gases. Seus efeitos analgésicos, além da redução do trânsito gastrintestinal são decorrentes de sua composição: alcaloides papaverina, morfina e codeína.
O significado de Elixir está na categoria Significados