Eita é uma interjeição popular do Brasil.
O significado de Eita é uma expressão que ganhou popularidade em território brasileiro, indicando surpresa, admiração ou espanto em relação a alguma coisa.
Eita pode ser o mesmo que “nossa” e pode ser muito vista no vocabulário nordestino.
Por exemplo, veja em frases:
“Eita, olha aquelas nuvens de chuva chegando!”
“Eita! Quanta gente votou contra aquele projeto!”
“Eita, achei que estaríamos livres do trabalho este final de semana.”
Embora ocorram dúvidas sobre se realmente existe a palavra eita, até pela razão da origem da interjeição “eita” não ser conhecida, o termo existe na Língua Portuguesa e pode ser encontrado nos mais diversos dicionários, como uma palavra expressiva.
Por isso, eita determina um sentimento diante de uma situação inesperada.
É possível ainda encontrar a palavra com a grafia “eta” – tanto eita ou eta são formas corretas de uso.
Na internet, o uso da palavra eita aparece em qualquer tipo de situação para demonstrar praticamente “tudo”, de acordo com muitos jovens.
Há muitos memes e exemplos famosos que difundiram ainda mais o termo “eita”, como o caso do momento em que Louro José – o “papagaio” do programa da Globo – exclamou a interjeição para lamentar o atropelamento da Ana Maria Braga, a apresentadora.
Outro recente é “Eita Giovana” de origem de um vídeo em que é possível ver uma criança dançando funk e apoiando-se em um forninho acoplado na parede, porém fazendo com que este se desprenda e caindo em cima da cabeça da menina Giovana. A criança que está gravando o vídeo solva o bordão “eita Giovana”.
“Eita atrás de eita” é outra forma bastante conhecida, indicada para contextos em que vários acontecimentos que causam espanto ou surpresa acontecem sucessivamente.
Por exemplo: “Esse ano está sendo eita atrás de eita.”
Eita também é título de músicas brasileiras.
É o caso das canções:
Com a outra grafia – “eta” – há a música “Êta Amor” de Péricles.
Os sinônimos de Eita são: