Eira é um substantivo feminino. O termo vem do Latim area, que significa “superfície, área, pedaço de terreno”.
O significado de Eira é pedaço de terra.
Eira é um terreno ou local que possui uma superfície sem saliências, podendo ser lajeado ou cimentado, de forma que possa-se utilizá-lo para algumas atividades de fazenda, tais como: debulhar, secar, trilhar e limpar cereais e legumes. Estes ficavam no ar livre e no sol para depois serem preparados para alimentos ou mesmo para armazenagem.
Normalmente, este terreno é feito sobre terra batida.
No Brasil, eira é um pátio que fica anexo às fábricas de açúcar, para que se deposite as canas que irão para a moagem.
Eira também designa um terreno que está situado ao lado das salinas, para que se deposite o sal.
Ainda, eira é um gênero que possui uma única espécie: a irara (Eira barbara), animal onívoro da família dos mustelídeos, encontrado nas florestas tropicais da América do Sul e Central.
A expressão ainda é muito popular, mas em sua origem ainda no Período Colonial. Naquela época, sem eira nem beira se referia a antigas casas das pessoas mais pobres.
As casas destes indivíduos não possuíam nem eiras nem beiras (aqueles detalhes na fachada das casas, que ficam próximos ao telhado). Se o telhado de determinado morador tivesse só uma ondulação característica dessas casas, era dito que ele não tinha eira; já quando não tinha qualquer ondulação, dizia-se que ele não possuía nem eira nem beira.
O significado de Eira está na categoria Significados