Égide é um substantivo feminino, originária do Grego aigis, que quer dizer “escudo de Zeus e de Atenas”, de aix, que significa “cabra”.
O significado de Égide é, a partir de sua origem grega, escudo. Entretanto, nos dias atuais, o termo é utilizado como sinônimo de proteção, defesa, amparo e acolhimento.
Tudo que oferecer qualquer tipo de proteção ou segurança pode ser chamado de égide.
Raramente usa-se o termo égide para se referir a algo material que fornece proteção, embora isso não seja errado.
Assim, usa-se o termo égide para se referir a algum ato que foi realizado sob a égide de alguma pessoa, ou seja, indicando que foi feito com apoio e sob a proteção deste indivíduo.
Por exemplo: “A criança sempre esteve sob a égide de seu primo mais velho, evitando qualquer tipo de complicação para ela.”
A palavra égide pode ser vista na área jurídica, pois aborda a proteção, a defesa, em expressões como “a égide da justiça”, “a égide da lei”, “égide da Constituição”, entre outras.
Por exemplo:
“É fato afirmar que todos os cidadãos estão sob a égide da justiça, embora ela ainda careça de agilidade.”
“Os deficientes agora estão sob a égide do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que fornece as novas regras e orientações que promovam os direitos e liberdades dos deficientes.”
Na mitologia grega, égide se define como o escudo que Zeus, deus dos deuses do Olimpo, utilizou na batalha contra os titãs. O escudo proporcionava vários e fortes poderes para Zeus – que, após essa batalha, deu o escudo para Atenas, sua filha, a deusa da guerra e da sabedoria.
O significado de Égide está na categoria Significados