Efluente é uma palavra que tem origem latina, deriva de effluens que quer dizer aquele que flui.
O que é Efluentes:
Efluentes são os resíduos gerados pela ação do homem que são lançados na natureza através dos corpos d’água ou do ar. Eles são divididos em dois tipos: Líquidos ou gasosos.
Os efluentes podem ter origem doméstica ou industrial. Os efluentes domésticos são aqueles gerados nas residências, nas atividades cotidianas das pessoas.
Os efluentes industriais são os resíduos gerados nas mais diversas atividades industriais. Como cada indústria possui um tipo de produto, os seus resíduos também serão de acordo com a sua atividade industrial.
Efluentes Líquidos:
Os efluentes líquidos são os resíduos provenientes de atividades que geram resíduos líquidos ou que utilizam água para o processo de lavagem e dissolução dos resíduos gerados. Os mesmos são lançados na rede de esgoto que chegam aos corpos hídricos contaminando-os.
Os efluentes líquidos podem ser de esgoto sanitário e atividades domésticas, atividade industrial, rede pluvial e da atividade agrícola.
Efluentes gasosos:
Os efluentes gasosos são liberados para o meio ambiente e encontram no ar o seu meio de fluidez. Como em sua maioria, os efluentes gasosos são formados por dispersões, podem ser facilmente transportados pelo ar.
São em geral lançados na natureza através das chaminés. As atividades industriais são os principais responsáveis por esse tipo de resíduo.
Também temos os automóveis que liberam efluentes gasosos. O produto gerado da reação de combustão dos combustíveis, como a fumaça, a fuligem e gases, são lançados para o meio ambiente. Com o grande numero de automóveis nas ruas esse tipo de poluição só tem aumentado.
Efluentes domésticos:
O efluente de origem doméstica é aquele produzido nas residências através da limpeza de utensílios, pisos, lavagem de roupas, no banho e descargas do vaso sanitário.
Também é considerado de origem doméstica o resíduo gerado na atividade comercial, empresa e indústria, proveniente da atividade de limpeza de áreas que não compõem especificamente a atividade industrial e higiene.
Geralmente no efluente doméstico é encontrado uma grande carga de matéria orgânica, com um pouco de resíduo químico derivado de materiais de limpeza e detergentes.
Efluentes industriais:
Os efluentes industriais são aqueles gerados na área especificamente industrial. São os resíduos da atividade realizada na indústria, portanto esse tipo de efluente dependerá do tipo de atividade que a indústria executa.
Nesse tipo de efluente a composição química pode ser orgânica ou inorgânica. No caso de indústrias do ramo alimentício, provavelmente a carga orgânica será alta.
Os Resíduos Podem Gerar Grande Impacto no Meio Ambiente
Para lançar os efluentes no curso d’água é importante seguir as regras impostas pelo órgão responsável por monitorar esse tipo de atividade. Existe uma resolução que determina as condições exatas que o efluente deve apresentar.
Seguem algumas análises que devem ser realizadas para avaliar as condições do efluente.