Efeito colateral, em medicina, pode ser considerado como as consequências que um medicamento pode provocar no organismo de uma pessoa, ou então, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.
Efeito é um termo proveniente do latim, effectus, significando um estado provocado por uma ação, ou seja, consequência de algo feito, e colateral, também do latim, é composto por cum e lateralis, significando o que está lado a lado.
Muitos medicamentos podem provocar efeitos colaterais, sendo ministrados para um tipo de tratamento e, em virtude da atividade do organismo e das substâncias nele contidas, podem fazer com que o organismo reaja de maneira imprevista ou indesejada.
O efeito colateral também pode ser provocado de maneiras diferentes em pessoas diferentes, podendo ser provocados por alergias ou por situações específicas do próprio corpo.
Entre os efeitos colaterais mais comuns e corriqueiros dos medicamentos, a pessoa que o tomou pode sentir:
Os efeitos colaterais mais apresentados através das experiências feitas com medicamentos devem ser, obrigatoriamente, discriminados na bula, alertando os consumidores quanto à sua utilização.
Um outro sentido para efeito colateral podemos ver em situações normais da vida, quando uma atitude para corrigir determinada coisa ou fato acaba provocando uma situação inesperada, totalmente imprevista, que pode surpreender.
Efeito Colateral também é o nome de um filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, em que ele vive um bombeiro que procura vingar a morte do filho e da esposa, enfrentando os assassinos de sua família.
Enquanto o efeito colateral é uma resposta diferente do organismo a qualquer substância componente de um medicamento, o efeito adverso é uma resposta indesejada do medicamento ou mesmo prejudicial ao paciente que está sendo tratado.
O efeito adverso, conhecimento como Reação Adversa ao Medicamento, tem uma característica que o diferencia do efeito colateral: no efeito adverso sempre existem consequências prejudiciais, enquanto que o efeito colateral pode apenas apresentar um inconveniente ou até mesmo pode ter efeito benéfico.
Um dos exemplos que podem ser mencionados é uma pessoa tomar um antialérgico por necessidade e estar sem sono numa noite qualquer. Como um dos principais efeitos colaterais dos anti-histamínicos é sonolência, esta pode ser uma consequência benéfica para o indivíduo que tenha dificuldade em dormir.
O significado de Efeito Colateral está na categoria Significados