Educação Ambiental
A preocupação crescente com o futuro do planeta Terra, a destruição das florestas, a poluição das cidades, a escassez de recursos naturais e o aquecimento global levaram ao surgimento de um novo segmento na educação, a Educação Ambiental.
Assim, a Educação Ambiental é aquela que trata de conscientizar as pessoas em relação a preservação do meio ambiente e a desenvolver conceitos e ideias que permitam a evolução da civilização humana de forma limpa, harmoniosa e autossustentável.
A Educação Ambiental parte da ideia de que o homem não é uma parte separada do meio ambiente, mas sim mais um dos elementos que compõe a natureza e busca a partir daí conscientizar as pessoas que cuidar e preservar a natureza é cuidar e preservar a si próprio como indivíduo e como espécie.
Educação Ambiental nas Escolas
Tem se tornado um consenso cada vez maior que a Educação Ambiental nas escolas deve não só ser algo presente como deve ser uma disciplina autônoma crítica, abrangente e deve ser levada tão a sério como qualquer outra.
Pois a Educação Ambiental permite que os cidadãos compreendam como tudo ao seu redor é interdependente a partir de processos críticos e reflexivos que abrangem as esferas econômica, política, social e cultural.
A Educação Ambiental é capaz de criar nos alunos e em sua respectiva comunidade um movimento de conscientização que promove a valorização e o respeito pela natureza levando à uma melhora da qualidade de vida das sociedades presentes mas também assegurando o bem-estar das gerações que ainda estão por vir.
Dessa forma a Educação ambiental é um conceito impossível de se dissociar da ideia de desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável parte da ideia de que é preciso se desenvolver como sociedade preservando os recursos e os ambientes, de modo que no futuro as gerações vindouras não venham a ter o seu desenvolvimento comprometido. E para garantir esse feito hoje a Educação Ambiental é fundamental.
A Educação Ambiental no Brasil
No Brasil, a Educação Ambiental foi proposta na Lei 9.795, que passou a vigorar a partir de 27 de abril de 1999. A lei permitiu que, a exemplo de outros países, o Brasil também passasse a implementar nas escolas a Educação Ambiental. Não só uma Educação Ambiental como disciplina autônoma mas também como uma série de conceitos que deviam estar presentes permeando de uma maneira ou outra as outras disciplinas que compõe a grade escolar.