Edema, dentro da nomenclatura médica, significa inchaço, provocado pelo acúmulo anormal de líquido em algum tecido do organismo, especialmente no tecido conjuntivo. O edema é um dos significados de alguma alteração no organismo, não caracterizando uma doença.
O que é Edema
Os vasos sanguíneos têm poros que possibilitam a circulação de células, proteínas, bactérias e água. O inchaço ou edema significa que existe uma saída de líquidos dos vasos sanguíneos em excesso para um tecido do corpo.
Significado de edema: causas de edema
O extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para um tecido pode ser ocasionado por 4 fatores principais, cujos significados serão explicados:
- Infecção dos vasos ou tecidos; acontece quando existe um processo inflamatório (que pode ser causado por trauma, processo alérgico ou infecção) os vasos sanguíneos próximos à área inflamada se tornam mais permeáveis, para otimizar o ingresso das células de defesa à região da inflamação. Com os poros dilatados, há maior propagação de líquidos para os tecidos vizinhos.
- Crescimento da pressão dentro das veias e capilares; quando a pressão dentro das veias aumenta (pressão hidrostática), o líquido no interior dos vasos é impulsionado em direção aos poros, provocando seu extravasamento. Pressão hidrostática e pressão arterial têm significados distintos.
O aumento da pressão venosa pode ocorrer pelo monte de água dentro dos vasos ou quando o escoamento do sangue retornando ao coração (retorno venoso) é dificultado.
- Diminuição da pressão oncótica; a pressão oncótica é criada pela concentração de proteínas no sangue e provoca um efeito inverso ao da pressão hidrostática: evita o extravasamento de líquido do interior do vaso sanguíneo para os tecidos. Quando o sangue tem uma concentração de proteínas menor que a dos tecidos, a tendência é que haja maior passagem de líquido para os tecidos.
- Linfedema; tipo de edema menos comum, cujo aparecimento é um dos significados de obstrução dos vasos linfáticos.
Doenças, condições e fatores que podem levar aos significados acima:
- Insuficiência venosa, cardíaca e renal.
- Gravidez.
- Trombose venosa.
- Medicamentos.
- Período pré-menstrual.
- Cirrose e doenças hepáticas.
- Doenças crônicas.
- Desnutrição.
- Sepse.
- Grandes queimaduras.
- Reações alérgicas.
- Diabetes.
- Câncer.
- Retirada cirúrgica de gânglios.
- Elefantíase.
- Obesidade.
- Hipotireoidismo.
Edema pulmonar
Edema pulmonar significa um acúmulo incomum de líquido no pulmão, que pode resultar em falta de ar. Normalmente é provocado pela insuficiência cardíaca, que resulta no crescimento da pressão nas veias do pulmão. Conforme a pressão nos vasos sanguíneos do pulmão vai aumentando, o líquido vai sendo empurrado para dentro dos alvéolos. Esse acúmulo de líquido acaba interrompendo o fluxo normal de oxigênio do pulmão, provocando a falta de ar.
Edema cerebral
Edema cerebral tem como significados o inchaço de uma área do cérebro ou dele todo. Esse inchaço é resultado do aumento de líquidos dentro e entre as células cerebrais, aumentando seu volume e, consequentemente, a pressão intracraniana.
O significado de Edema está na categoria Significados