Ecumenismo é um substantivo masculino. O termo tem origem no Latim oecumenicus, que significa “geral, universal”, que vem do Grego oikumenikos, que significa “mundo habitado”.
Ecumenismo é a procura da unidade entre todas as igrejas, mais especificamente a religião cristã (católica, anglicana, protestante e ortodoxa) – definição essa encontrada em diversos dicionários.
Entende-se que o significado de Ecumenismo é abordado como o processo ou a tendência à universalidade da união, sendo que esse sentido é mais restrito, pois procura reconhecer e respeitar a diversidade de cada igreja.
Eclesiasticamente falando, ecumenismo abrange a aproximação, a cooperação e também a busca fraterna da superação das divisões que existem entre as igrejas cristãs: procura-se ter diálogo e cooperação comum, de modo que seja possível superar quaisquer divergências de cunho histórico e cultural.
Embora na teoria pareça compreender somente as religiões cristãs, o movimento também pode abraçar as religiões não cristãs.
Em suma, ecumenismo objetiva:
Embora a origem do termo em Grego signifique “mundo habitado”, ou seja, trazendo a ideia de “povo civilizado”, a palavra ecumenismo ganhou uma nova perspectiva espiritual, especialmente com as conquistas do Império Romano: “terra habitada” – obra de Deus, que tornou-se habitável através da colaboração humana.
Após o Império Romano, o ecumenismo finalmente ganhou a conotação atual, isto é, a ser utilizado pela igreja.
Durante a formação da igreja, várias características, tais como a união, a solidariedade e o amor fraternal, já eram integrados. Entretanto, elas foram desaparecendo. Isso foi notado após as divisões que ocorreram ao longo dos séculos, como, por exemplo, a separação entre os cristãos latinos e os gregos, assim como a dos católicos e protestantes.
Acredita-se que a data mais difundida para a origem do ecumenismo tenha sido o século XVIII, através das missões protestantes. O nome que mais impulsionou essas missões foi William Carey, que tinha como ideal a cooperação entre os cristãos, por meio de uma conferência missionária internacional – que acabou não acontecendo.
O movimento missionário atual surgiu em 1910, na Escócia.
No Brasil, o ecumenismo possui o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) como o principal organismo deste movimento. O CONIC possui sua sede em Brasília, mas foi fundado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul em 1982.
Dentro desse Conselho, são membros: a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Ortodoxa Siriana do Brasil e também a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.
O significado de Ecumenismo está na categoria Significados