Ecossistema é um substantivo masculino, com origem no idioma grego. Nessa língua, seu significado é sistema onde se vive.
Um ecossistema faz parte do estudo da Ecologia, sendo que a palavra designa um sistema onde existe um conjunto de componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente). Esses componentes abióticos influenciam a vida animal e vegetal do ecossistema.
Portanto, um ecossistema é um sistema onde há a existência de vida e do equilíbrio entre elementos vivos e não vivos.
Ecossistema e bioma são diferentes. Um bioma é um conjunto de ecossistemas parecidos.
Um ecossistema, portanto, é um sistema que mantém-se estável, graças ao relacionamento equilibrado entre os seres vivos, entre eles as plantas, animais e microrganismos, com os componentes não vivos: água, radiação do sol e sais minerais, por exemplo.
Os ecossistemas são divididos em dois tipos: ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos. Suas funções são semelhantes, porém a diferença se constitui na diferença de quantidade de água.
Ecossistemas aquáticos são mais produtivos quanto a energia, graças a água, temperatura e a própria luz do sol. Como exemplos desses ecossistemas, podemos citar: lagos, mares e oceanos.
Já os ecossistemas terrestres são as florestas, caatingas, cerrados e tundras, por exemplo.
O Brasil é um país com uma enorme diversidade de ecossistemas. O motivo é pela quantidade de calor apreciada por sermos um país tropical, sendo que os principais ecossistemas no Brasil são: a Floresta Amazônica, caatinga, cerrados, campos, pantanal, Mata Atlântica e a vegetação litorânea (manguezais e restingas).
A Floresta Amazônica é o maior ecossistema de biodiversidade do planeta como também a maior floresta tropical em termos de extensão, fazendo parte além do território brasileiro.
A caatinga é um ecossistema localizado – em sua maior parte – no Nordeste. O cerrado é um ecossistema existente, principalmente, na região Centro-Oeste do país. Já os campos (ou também chamados de pampas) são encontrados na região Sul do país.
O pantanal está localizado na região Centro-Oeste e lá vive uma grande biodiversidade animal. É considerado a maior planície alagável do mundo. A Mata Atlântica é um ecossistema encontrado desde a região Sul até ao estado do Rio Grande do Norte.
A vegetação litorânea contém uma grande biodiversidade em espécies de peixes, aves e crustáceos, encontrados nas restingas e manguezais.
Embora sejam os ecossistemas brasileiros principais, ainda existem outros ecossistemas específicos em área de solo no Brasil, como, por exemplo, a Mata dos Cocais e a Mata de Araucária.
Em um ecossistema, como anteriormente explicado, existem os componentes bióticos e abióticos. Os seres vivos, dos componentes bióticos, são divididos em três tipos de consumidores.
Os consumidores são os seres vivos que se alimentam de outros seres vivos, sendo possível determinar que eles não produzem seus próprios alimentos (como é o caso dos produtores).
O primeiro tipo é relacionado aos consumidores primários: são os animais que se alimentam dos animais produtores (as plantas, por exemplo, que se alimentam através da fotossíntese). Esses, para tanto, são as espécies de animais herbívoras.
Os consumidores secundários são os animais que se alimentam dos consumidores do primeiro tipo, ou seja, dos animais herbívoros. Desse tipo, podemos citar os animais carnívoros.
Já os consumidores terciários são os animais considerados como grandes predadores (ou seja, fazem a captura das presas). Esses animais estão no topo da cadeia alimentar, por exemplo, os tubarões e leões.
Assim como os consumidores, ainda existe os decompositores, que são os organismos que se alimentam da matéria orgânica em decomposição. Estão representados pelas bactérias e fungos, sendo que essa matéria orgânica voltará ao ambiente em forma de nutrientes.
O significado de Ecossistema está na categoria Significados