Eclodir é classificado como um verbo intransitivo na gramática portuguesa, sendo sua origem do francês éclore e que tem como significado aquilo que surge ou se torna facilmente visível, algo que se ergue, aparece ou desenvolve.
É uma palavra bastante empregada nas mais diversas situações com o intuito de expressar sobre algo ou algum objeto que se encontrava em um determinado momento de preparação, e em questão de instantes surge e/ou se torna observável.
Alguns sinônimos da palavra eclodir são os seguintes: chegar, assomar, constatar, comparecer, brotar, desprender, acontecer, desabrochar, irromper, abrir, mostrar-se e nascer. Algumas palavras antônimas de eclodir são as seguintes: desaparecer e morrer.
Como exemplo, tem-se o emprego do termo eclodir na frase seguinte: “Após a recessão econômica que afetou diversas nações, o Brasil viu eclodir novas oportunidades de empreendedorismo que foram importantes para o desenvolvimento nacional”.
Eclosão é um termo frequentemente empregado na zoologia para se referir ao processo natural que ocorre na abertura dos ovos das aves e de alguns répteis. Esta ruptura é causada pelo feto através de um pedaço da casca do ovo, o qual se rompe facilmente à medida que o animal cresce, e consequentemente ocasiona o esticar da membrana celular que possui a função de proteger o feto no interior do ovo.
Na Entomologia, ciência que estuda os insetos, entende-se por eclosão como o momento pelo qual o inseto em sua fase adulta sai do seu casulo, como é o caso da lagarta que sofre o processo de metamorfose.
O significado de Eclodir está na categoria Significados