Eau é uma palavra francesa, que significa “água”. Normalmente, a encontramos nos rótulos dos perfumes (“eau de parfum masculino” ou, “eau de toilette”, por exemplo).
Perfume é, basicamente, uma mistura de óleos essenciais aromáticos (essências), cuja concentração varia de acordo com seu tipo, além de álcool e água. É usado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, e, sobretudo, ao corpo humano. O substantivo masculino perfume deriva do latim “per fumum”, cujo significado é: além da fumaça.
As fragrâncias ou essências são compostos orgânicos, cuja mistura resulta no aroma de um perfume. A princípio eram classificadas conforme sua origem: a fragrância floral fundamentava-se em óleos aromáticos obtidos de flores; a fragrância verde era o nome para os óleos aromáticos retirados de árvores e arbustos; a fragrância animal fundava-se em óleos aromáticos obtidos a partir de certos animais (como o veado almiscarado, por exemplo); já a fragrância amadeirada tinha como significados os óleos aromáticos obtidos de raízes, cascas de árvores e de troncos.
O atual sistema de classificação das essências abrange um total de 14 grupos, organizados de acordo com a volatilidade de seus componentes; tais tipos de essências são: cítrica, ervars, lavanda, verde, aldeídica, florais, frutas, madeira, especiarias, animal, couro, âmbar, baunilha e almíscar.
As essências dos perfumes foram alcançadas por muito tempo somente através de óleos essenciais retirados de ingredientes naturais. Tais óleos foram chamados de essenciais porque englobavam a essência, ou seja, conferiam ao elemento (flor, planta, raiz ou animal) seu odor característico. Apesar dos óleos essenciais serem ainda hoje originários de fontes naturais, eles estão cada vez mais sendo substituídos por compostos sintéticos.
Eau de parfum, eau de toilette e eau de cologne são classificações cujos significados indicam a concentração de essências presente na composição de um perfume. Vejamos os significados dos 03 tipos de perfume, de acordo com a diferente concentração de essência presente em cada um:
Essas diferentes classificações de um perfume, cujos significados foram explicados acima, têm uma grande influência no preço do produto. Por isso, o Eau de Parfum é o mais caro dos três tipos, seguido pelo Eau de toilette. Entretanto, a marca de um perfume e o fato de ser ele nacional ou importado também determinam seu valor comercial, além da concentração de essências presente em sua fórmula.
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