E-mc2 é a mais conhecida equação da física moderna, que representa a ligação da transfiguração da massa de algo em energia e vice-versa. A equação e=mc2 foi descoberta por Albert Einstein em 1905 e faz parte da Teoria ou Princípio da Relatividade Restrita.
Quanto aos significados da equação e=mc2, temos:
E= quantidade de energia.
M= massa total.
C2= velocidade da luz (300 mil km/s) ao quadrado.
Portanto, e=mc2 significa que, num dado sistema (que pode ser um átomo, um ser vivo ou uma galáxia, por exemplo), a quantidade de energia é igual à sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
De acordo com a teoria da relatividade, a velocidade da luz é a única constante do universo. Por seus significados, massa, tempo, espaço e energia são elementos relativos, enquanto a velocidade da luz no vácuo é sempre a mesma, sem interferência do referencial adotado para aferi-la.
Entre as grandes descobertas de Einstein para a ciência, trazidas com a Teoria da Relatividade e a equação e=mc2, está a noção de que massa e energia são diferentes formas da mesma coisa. Os significados de ambas são semelhantes, já que a matéria pode se transformar em energia e a energia em matéria.
A equação e-mc2 é de enorme importância para a ciência, em especial para a física, já que tal fórmula permite determinar a quantidade de energia de um objeto, mesmo que ele esteja em repouso e não esteja aquecido nem irradiado.
Além de seus significados gerais para a ciência contemporânea, a teoria da relatividade restrita de Einstein possibilitou o desenvolvimento de inovações tecnológicas como as bombas atômicas e os aceleradores de partículas.
Embora não se possa ligar diretamente os significados das descobertas de Einstein à criação das armas nucleares, suas conclusões auxiliaram a compreensão das reações nucleares, ou seja, como uma pequena quantidade de massa por se transformar em uma quantidade de energia gigantesca.
Os significados da teoria de Einstein também foram indispensáveis para o desenvolvimento de modernos exames de imagem, como a tomografia.
O livro E-mc2, de David Bodanis, fala da importância da equação, que constitui uma das maiores descobertas científicas da história. O autor se propõe a relatar a “biografia” de E=mc2.
É possível encontrar na internet exercícios sobre noções de física moderna, incluindo a aplicação da equação e=mc2.
As unidades do S.I. para a equação E=mc2 são: energia em Joules, massa em kg e constante (velocidade da luz) em metros por segundo (m/s).
Entre os amantes da física e das ciências em geral, a tatuagem da equação E=mc2 é bastante popular.
O significado de E=mc2 está na categoria Significados