Dúvida é um substantivo feminino que é usado para caracterizar uma possibilidade de escolha entre duas ou mais opções.
Dúvida é uma palavra que indica se alguém está em um estado de incerteza.
O significado de dúvida é melhor percebido quando sentimos uma hesitação entre duas coisas. Dependendo do contexto, a palavra dúvida pode ser entendida com um estado de ceticismo em relação a algum acontecimento.
É comum quando as pessoas que sentem dúvidas para decidir sobre algo, procurem alguém que têm o conhecimento naquela determinada área, isto é, alguém que tem dúvidas sobre a dieta que está fazendo irá procurar um nutricionista para esclarecer essa dúvida.
É muito comum também o uso da conhecida locução adverbial “sem dúvida”, que significa que alguém está certo do que diz, isto é, terá o mesmo valor de “Claro!” ou “Com certeza”, além de servir para mostrar que concordamos com uma opinião alheia.
Já quando usamos a seguinte expressão: “por via das dúvidas”, é por que não temos a certeza plena do que pode acontecer, por exemplo: “É melhor levar esse lanche, pois lá pode não ter nada pronto para comer quando chegarmos”.
A dúvida metódica é uma forma de dúvida caracterizada pelo seu uso a partir de uma atividade que necessite de raciocínio e reflexão, como as formas de investigação a partir das pistas que geram dúvidas.
O conceito deste tipo de dúvida foi criado por René Descartes, quando objetiva que deve-se ter dúvidas de tudo que pode ser considerado como verdadeiro. Neste caso, podemos falar do sistema cartesiano, que faz o uso da dúvida como forma de iniciar uma caminhada de novas dúvidas que vão crescendo até que alcance um ponto em que pode-se ter dúvidas de tudo.
Devido ao exagero no crescimento de tantas dúvidas deste método, foi dado o nome de dúvida hiperbólica. Deve-se prestar atenção em que alguns desses casos a dúvida irá cessar e por isso quem duvidou terá princípios fundamentais adquiridos.
Há uma confusão por boa parte das pessoas sobre qual é a palavra certa ou qual é a pronuncia certa. Na verdade, as duas palavras são existentes do nosso vocabulário mas elas têm propósitos diferentes.
A palavra dúvida, com acento, é substantivo, expressa apenas o nome do termo com seu significado. Já a palavra duvida, que não têm o acento é a forma conjurada do verbo duvidar, que se encontra na terceira pessoa do presente indicativo. Um bom exemplo para percebê-la é: “Eu de forma alguma tenho dúvidas de que minha mulher duvida de min, pois ela continua constantemente desconfiada quanto às minhas saídas!”.
Portanto, as duas formas da palavra irão constituir o mesmo significado, mas a conjuração do verbo é de forma diferente.
O significado de Dúvida está na categoria Significados