Duodécimo é um adjetivo masculino que representa um número. Essa palavra surge a partir da palavra latina duodecimu, que é a contração de dois numerais latinos: duo e decimo. Duo é o correspondente ao número dois, e decimo, ao número dez.
A tradução, ao pé da letra, seria algo como “dois décimos”, mas esse não é o real significado que a palavra duodécimo possui na língua portuguesa.
O significado de duodécimo é utilizado de modo a poder caracterizar algo ou alguém que ocupa a décima segunda colocação em alguma espécie de classificação. Não deve ser confundido o sentido de duodécimo com o de décimo segundo, que é um numeral ordinal.
Duodécimo também pode representar uma fração, ou seja, a décima segunda parte de algo: 1/12.
O ano civil, no calendário atualmente utilizado pela maioria dos países é um ano dividido em duodécimos, ou seja, o ano é composto por doze divisões, chamadas de meses.
Duodécimo orçamentário é uma expressão de língua portuguesa da área econômica e legal. Essa expressão se relaciona diretamente com a Lei Orçamentária Anual do Legislativo.
O Duodécimo orçamentário é calculado tendo em vista o valor corrente da receita líquida anual de um município.
No Brasil, é obrigatório que o duodécimo seja repassado ao poder Legislativo e também ao poder Judiciário.
A obrigatoriedade desse repasse encontra-se na Constituição Federal, mais especificamente no artigo 168 que, com outras palavras, diz que os recursos que são correspondentes às dotações do orçamento, compreendendo-se também os créditos suplementares e especiais, que estão destinados aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, devem ser repassados a esses órgãos até, no máximo, o dia vinte de cada mês, em duodécimos, ou seja, em doze parcelas anuais, sendo uma a cada mês.
O significado de Duodécimo está na categoria Significados