Significado de Dumping


O que é Dumping



Dumping é um substantivo masculino da língua inglesa que se deriva do verbo to dump.

O significado de Dumping é, conforme a tradução do verbo “to dump” para a língua portuguesa, despejar ou esvaziar

De maneira geral, vê-se a palavra dumping em termos comerciais, em especial no Comércio Internacional, pois se classifica como uma prática de comercialização de produtos em um mercado a um preço abaixo do custo de produção. Essa ação tem como simples objetivo eliminar a concorrência e aumentar as quotas de mercado, isto é, abocanhar uma fatia maior de mercado.

No Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, a palavra dumping significa liquidação.

O dumping existe com mais frequência em operações de empresas que procuram conquistar novos mercados externos (internacionais) – para que isso aconteça, a empresa vende seus produtos a um preço surpreendentemente baixo para conseguir clientela. É claro que, após essa prática ser usada temporariamente, a empresa irá alterar os preços para patamares mais elevados para compensar a perda de lucro inicial.

O dumping pode também acontecer no mercado interno.

Essa prática é desleal, proibida e antiética. Foram criadas medidas antidumping para proteger a indústria local, isto é, os produtores nacionais. Um exemplo de medida adotava é o estabelecimento de alíquotas de percentual fixo para as importações.

Dumping social

Dumping social é uma expressão utilizada para determinar a adoção de práticas – consideradas desumanas – de trabalho estabelecidas pelo empregador a fim de reduzir os custos de produção e, por consequência, aumentar os lucros.

Na realidade, o dumping social vai contra os direitos sociais e trabalhistas e é atualmente visto como um ato ilícito.

Dumping ambiental

Dumping ambiental é uma prática de redução de custos empresariais com base na concentração da atividade em estabelecimentos ou fábricas situados em locais (em outros países) que possuam uma proteção ambiental menos rigorosa – ou seja, quando não há tantas obrigações do empregador em relação ao cuidado para com o meio ambiente.

Dessa maneira, o que acontece: há menor gasto na produção de bens ou realização de serviços, o que gera maior dano ao meio ambiente, porém faz com que a empresa ganhe maior competitividade no mercado.

Síndrome de dumping

A síndrome de dumping é uma complicação ocasionada pela rápida passagem de alimentos, caracterizados pela grande concentração de gordura e/ou açúcares, do estômago para o intestino. Este problema surge em pacientes que passaram por cirurgias gástricas, como a bariátrica e a metabólica.

Com esta alteração anatômica do estômago, a ingestão de alimentos ricos em gordura ou em carboidratos simples nesses casos provoca sintomas como cefaleia, taquicardia, sudorese, náuseas, diarreia e fraqueza – podendo ser precoces (isto é, em torno de 30 a 60 minutos após a refeição) ou tardios (cerca de 1 a 3 horas após a refeição).

A síndrome de dumping também pode aparecer em pessoas que não passaram pelas cirurgias citadas acima. É importante saber que ela não tem cura, por isso, o tratamento é pelo resto da vida – com recomendações de modificações dos hábitos alimentares, fracionar a alimentação em 6 refeições por dia em menores quantidades, não ingerir qualquer líquido durante as refeições, entre outras orientações.

O significado de Dumping está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Dumping |