Dualismo é uma palavra que chegou até o português vinda do latim dualis, palavra formada a partir de duo, que quer dizer “dois”.
O sufixo -ismo é criador de doenças e ideologias, assim, é fácil aproximar-nos do significado de dualismo.
O dualismo, na verdade, é um conceito religioso e filosófico. Ele reconhece e admite a coexistência de dois princípios que são necessários, de duas posições ou até mesmo de duas realidades que sejam contrárias entre si, como é o caso da dualidade que existe entre espírito e matéria, entre o corpo e a alma e também entre o bem e o mal. Essas realidades estão em eterno conflito ou rivalidade uma com a outra.
Há diversas doutrinas dualistas e, para ser considerada como uma, basta que busque dar uma explicação metafísica para o universo fazendo uso de dois princípios que sejam irredutíveis entre si.
O dualismo nasceu como o oposto do monismo, com distinção particular durante o século XVIII, época na qual os monistas afirmavam que existia apenas uma substância, ou seja, de uma realidade.
Um dos primeiros filósofos a escrever e expor a existência de duas diferentes espécies de substâncias foi Descartes. O filósofo escreveu a respeito do espiritual e do material. O espiritual é o espírito e o material é o corpo. Ambos são matérias distintas e até mesmo opostas, cabendo ao cérebro ser o elemento de ligação, a ponte entre os dois elementos, bem no meio da dualidade, mantendo ambos os lados com uma conexão afiada e constante.
O significado de Dualismo está na categoria Significados