Drone é uma palavra originária do Inglês.
O significado de Drone é, traduzindo-se para o português, zangão – o macho da abelha. O termo ainda pode determinar uma pessoa que é malandra ou ainda designar um zumbido.
To drone é zumbir e falar com voz monótona, em inglês.
Entretanto, o termo drone é conhecido no mundo inteiro por ser o que determinar qualquer tipo de aeronave sem tripulação – uma tecnologia que utiliza comandos humanos a distância.
Pode-se comparar um drone com um brinquedo de controle remoto – esta associação facilita o entendimento –, afinal ele funciona através do controle via rádio, manuseando-o sem tocar nele.
Chamado também de VANT (sigla para “Veículo Aéreo Não Tripulado”) ou VARP (sigla para “Veículo Aéreo Remotamente Pilotado”) – ambas criadas por meio da sigla inglesa UAV (Unmanned Aerial Vehicle), o drone foi desenvolvido para evitar que o ser humano se arrisque em determinadas atividades. Ele ainda pode servir como ferramenta para certos trabalhos que nenhuma pessoa quer realizar.
Originalmente, os drones foram projetados para auxiliar em âmbitos militares – essa tecnologia se caracteriza pela eficiência e é mais barato – e de vigilância. São exemplos de situações de combates aéreos, buscas em locais contaminados com substâncias tóxicas, realização de reconhecimento em território inimigo, além de uso profissional de fotógrafos (nesses casos, com câmera acoplada para alcançar os ângulos aéreos).
Para tais propósitos, um drone é produzido com material resistente. Os drones feitos para guerras surgiram ainda no século XIX, sendo conhecidos como “balões austríacos” – eram balões com explosivos. A Áustria fez uso destes atacando a cidade de Veneza, na Itália, no ano de 1849.
É possível dizer que os próprios torpedos aéreos são modelos antigos de drones, utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto alguns modelos novos foram usados para reconhecimento durante a Guerra Fria.
Após os anos 80, o uso do drone aumentou consideravelmente. Na sociedade civil, ele está presente em várias atividades úteis, como é o caso de auxílio em plantações, monitoramento de fronteiras, cinegrafia e muitos outros. Jovens ainda o utilizam para tirar selfie.
O primeiro drone no Brasil é datado de 1983, registrado com o código BQM1BR. O aparelho era um protótipo de VANT de funcionamento com propulsão a jato.
No país, o uso de drones é sperado em três classes. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), só é autorizado para: aeromodelismo, operações experimentais e operações não-experimentais.
Existe uma legislação, através da Portaria DAC nº 207/STE, de 7 de abril de 1999, que aborda, além disso, as restrições da operação de veículos aéreos não-tripulados nas zonas de aproximação e decolagem de aeródromos, delimitação altura máxima (que é de 120 metros – 400 pés), exigência do equipamento ao alcance da visão e muitos outros cuidados.
De toda forma, qualquer indivíduo pode obter um drone, mas é necessário fazer a homologação junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) – caso ele não seja enquadrado na categoria de aeromodelismo – assim como solicitar autorização de uso à Anac, bem como conseguir o certificado de ingresso ao espaço aéreo junto ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
A fiscalização dos drones que sobrevoam o espaço aéreo do país é de responsabilidade das Polícia Civil, Militar e Federal, também abrangendo a Aeronáutica e a Anac.
Recomenda-se também, ao adquirir um drone, tomar cuidado com as leis de privacidade, vistoriar o equipamento para que ele esteja em perfeito estado e evitar sobrevoar locais que apresentem riscos.
O significado de Drone está na categoria Significados