Droga tem origem no idioma francês, drogue, e designa qualquer substância que em contato com um organismo vivo seja capaz de alterar ou modificar suas funções. Contudo, geralmente a palavra droga é associada a substâncias que especificamente são capazes de provocar efeitos narcóticos, estimulantes, deprimentes ou alucinógenos.
Na área da saúde o termo droga é usado para designar as substâncias que previnem ou curam doenças, sendo assim um sinônimo de remédio. E esse sentido da palavra deu origem ao termo drogaria, o estabelecimento onde essas drogas são vendidas. Uma drogaria é muito semelhante a uma farmácia, diferindo-se dessa por não possuir um laboratório, limitando-se a atividade de comercialização.
A palavra droga aparece também frequentemente como uma interjeição que demonstra aversão, raiva ou desapontamento. Como exemplo podemos citar a frase: “Droga! Acabei de perder o ônibus!”
Drogas Lícitas e Ilícitas
A classificação mais comum relativa as drogas é aquele que as divide em drogas lícitas e drogas ilícitas. As drogas lícitas são todas aquelas que são encontradas livremente a venda, incluindo-se aquelas consideradas nocivas a saúde como as bebidas alcoólicas e o cigarro. As drogas ilícitas são as drogas ilegais, geralmente substâncias que produzem efeitos psicológicos, e que são distribuídas pelo tráfico clandestino e vendidas por traficantes, muitas vezes indivíduos perigosos.
As drogas ilícitas são um grave problema social, tanto pelo fato de que o seu comércio ilegal financia atos criminosos como pelo fato de possuírem um alto poder viciante, podendo deixar seus usuários totalmente dependentes conforme o tipo de droga. Soma-se a isso as precárias condições de produção dessas drogas, o que pode também acarretar problemas à saúde dos usuários.
Esses problemas tem provocado inúmeros debates com vistas a encontrar soluções. Atualmente uma das soluções mais debatidas é a legalização das drogas. A ideia é que assim os usuários comprariam os produtos de forma legal, pagando impostos, teriam um produto feito dentro das normas de saúde e higiene, e o crime deixaria de ser financiado pelo tráfico. É um assunto polêmico, contudo, a maconha mundo a fora tem sido cada vez mais alvo de leis que liberam o seu consumo e comércio.
As drogas ilícitas em geral são classificadas em três tipos. As drogas naturais, aquelas que se produzem a partir de plantas, como a cannabis sativa que dá origem a maconha; as drogas semissintéticas, que tem origem natural, mas que passam por vários processos químicos antes de estarem prontas para o consumo como a cocaína e o crack; e as drogas sintéticas, aquelas produzidas em laboratório a partir de combinações químicas, como o Estasy e o LSD.
O significado de Droga está na categoria Significados