Drifting é uma palavra de origem na língua inglesa que chegou até o português sem sofrer alterações e sem qualquer espécie de mudança em sua pronúncia.
Drifting é o gerúndio do verbo to drift. O significado de drifting é, literalmente, “vagar” ou “estar à deriva”.
A palavra drifting é utilizada para caracterizar um determinado estilo de condução de carros no qual são utilizadas técnicas de derrapagem nas curvas, para que o carro, em alta velocidade, deslize de lado.
Não é qualquer tipo de carro que pode fazer o efeito drifting. Tanto o carro quanto o piloto devem estar preparados para realizar o efeito.
Embora muitas pessoas leigas achem o drifting um efeito muito interessante e tentem fazê-lo com seus carros, a prática é perigosa. O drifting é considerado um esporte e, como todo esporte, deve-se ter equipamento e treinamento adequados. Parte da fascinação popular com o drifting veio devida ao filme Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, que foca nessa modalidade de corrida.
O início do drifting é desconhecido, mas sabe-se que um dos primeiros lugares a praticá-lo foi a região montanhosa do Japão em meados dos anos 90.
Os carros utilizados para o drifting devem ser leves e ter tração nas quatro rodas ou, minimamente, tração traseira. Há ainda outros requisitos essenciais para carros utilizados na prática do drifting, como alta potência, suspensão reforçada, alta capacidade de esfriamento do motor e pneus ajustados.
A pontuação do esporte é dada por juízes a partir de diversos fatores. O mais alto nível da competição ocorre no D1 Grand Prix e na Formula D. Os melhores motoristas de driting são aqueles capazes de deslizar seus carros e mantê-los deslizando.
O drifting fascina tanto que está presente como temática central de diversos jogos em diferentes plataformas.
O significado de Drifting está na categoria Significados