Dracma é o nome dado para um tipo de moeda que esteve em circulação durante um grande período da antiguidade em alguns lugares específicos.
A dracma é conhecida como uma forma de unidade monetária muito antiga, mas que esteve em circulação até alguns anos atrás.
O significado de dracma é de mais fácil compreensão quando se é falado do seu uso, pois dracma foi uma moeda utilizada em alguns reinados do oriente Médio e na Grécia, mais exatamente durante o período helenístico, e que teve grande relevância não só pelo seu valor local, mas também por se tornar a unidade monetária que tem o maior tempo em circulação do mundo devido ao seu uso até o ano de 2002, quando parou de ser moeda oficial da Grécia para que entrasse o Euro.
A importância do dracma não fica só como moeda, mas também como uma medida de peso, pois a dracma que ainda é utilizada em alguns países, é equivalente à 1.772 gramas.
O uso da dracma como medida de peso era muito comum para medir o peso de metais preciosos, como no caso em que se usava a dracma inglesa.
Pertencente à bíblia como uma história bíblica, a “dracma perdida” neste caso é uma parábola, que está situada mais exatamente no livro de Lucas (Lc 15, 8-10).
Segundo a interpretação feita pela religião cristã sobre essa parábola, a imagem da mulher é uma forma de simbolizar a igreja e a dracma que se perdeu pode ser o símbolo para os costumes, conceitos e valores, como a fidelidade, que a igreja não deve nunca parar de procurar, até que encontre. É uma forma de dizer que os bons costumes e regras que são bem vistas para o cristianismo devem ser sempre procuradas.
O significado de Dracma está na categoria Significados