DNA recombinante é como são chamadas as moléculas de DNA criadas em laboratório a partir da combinação de diferentes sequências de DNA, na maioria das vezes combinando o DNA de diferentes espécies. Pode-se dizer que o DNA recombinante é um DNA artificial.
O DNA, por sua vez, é a molécula localizada no interior das células que contém o material genético onde consta a informação que permite que os seres vivos se formem de acordo com sua espécie e funcionem e hajam como tais. Informação essa que é transmitida de geração em geração como herança genética.
A técnica do DNA recombinante foi desenvolvida pela Engenharia Genética a partir dos estudos sobre a clonagem molecular, permitindo a manipulação dos genes e a sua recombinação a partir de moléculas provenientes das mais diversas fontes.
Para se criar uma molécula de DNA recombinante é preciso que se obtenha um gene humano que é isolado, ou seja, uma parte, um pedaço da molécula do DNA é cortada. Esse isolamento ou corte é conseguido através da utilização das chamadas enzimas de restrição, que são capazes de separar as moléculas de DNA isolando um gene especifico conforme o interesse do geneticista.
Depois esse gene é inserido numa célula de uma outra espécie, que pode ser uma bactéria, levedura ou célula animal. Para fazer essa inserção, as mesmas enzimas de restrição são usadas para cortar o DNA da célula hospedeira, e no lugar do corte abre-se o espaço onde será inserido e colado o gene humano, criando então uma nova molécula de DNA, o DNA recombinante.
A molécula de DNA recombinante em geral é usada para fiz medicinais, como por exemplo, a criação da insulina para o tratamento da diabete. Outras aplicações da técnica do DNA recombinante são para o diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas; criação de vacinas, hormônios e enzimas industriais; teste de paternidade; criação de transgênicos; pesquisa científica e etc.
Desde que se descobriu o funcionamento e a estrutura das moléculas do DNA nos anos 40 do século XX, avanços na área de Engenharia Genética não param de acontecer.
Em 1978 três pesquisadores Hamilton Smith, Daniel Nathans e Werner Arber conseguiram isolar as enzimas de restrição, as enzimas que cortam o DNA em locais específicos e que são produzidas por bactérias. Essas enzimas além de cortarem o DNA deixam nos locais do corte um espécie de cola que permite que outros genes sejam inseridos e fixados no local. Os três pesquisadores ganharam o prêmio Nobel por sua descoberta.
O significado de DNA Recombinante está na categoria Significados