DNA e RNA são siglas que referem-se ao ácido desoxirribonucleico e ao ácido ribonucleico, respectivamente. Esses dois ácidos são muito importantes e fundamentais para a existência da vida tal qual conhecemos, pois são eles os responsáveis por transmitir de geração em geração as características hereditárias que fazem com que cada ser seja o que é, bem como as características que definem uma espécie.
O DNA e o RNA são encontrados em todas as células de todos os seres vivos, e além da função de armazenar, transmitir e usar as informações genéticas, são também os responsáveis por produzir proteínas compostas que são a matéria-prima fundamental para a constituição dos seres vivos.
O DNA também pode ser chamado de ADN, enquanto que o RNA também pode aparecer como ARN. DNA e RNA são as siglas originais vindas do idioma inglês.
No DNA encontramos o chamado código genético. As instruções contidas nas moléculas do DNA estabelecem como será o desenvolvimento de um ser vivo, como deverá ser o funcionamento de cada parte do seu corpo e definem através dos genes, que contem a informação genética, que tipo de ser vivo o indivíduo será, uma bactéria, uma galinha, um elefante, um homem e etc.
O DNA é um composto orgânico que tem uma estrutura helicoidal, ou seja, tem um formato de hélice, que lembra a estrutura dos antigos fios de telefone, em forma espiral. O DNA apresenta duas estruturas helicoidais que se conectam entre si através das bases nitrogenadas cuja combinação forma o código genético.
As substâncias que compõe o DNA dão origem a sigla, são elas: as bases nitrogenadas, a letra “N”; o ácido fosfórico, a letra “A”; e a desoxirribose, um açúcar, a letra “D”. Os dois últimos componentes formam a estrutura de hélice. As bases hidrogenadas são formadas por adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T), que combinadas formam o código genético ou genes.
Enquanto o DNA tem duas estruturas helicoidais em sua constituição, ligadas pelas bases nitrogenadas, o RNA só tem uma. Onde: as bases nitrogenadas equivalem a letra “N”; o ácido fosfórico, a letra “A”; e a ribose, um açúcar, a letra “R”. E suas bases nitrogenadas não contam com a timina (T), em seu lugar aparece a uracila (U).
O RNA é criado no núcleo das células a partir do DNA, num processo conhecido como transcrição. Depois de formado o RNA migra para o citoplasma onde fabrica e sintetiza proteínas. No citoplasma o RNA forma moléculas bem menores do que aquelas formadas no núcleo da célula pelo DNA.
São identificados 3 tipos de RNA. O RNA ribossômico e o RNA transportador, que trabalham na produção de proteínas, e o RNA mensageiro que sintetiza as proteínas.
O significado de DNA E RNA está na categoria Significados