Significado de Diversidade


O que é Diversidade



Diversidade cultural são as muitas características que figuram, principalmente, as diferenças culturais, como a culinária, as tradições, costumes, religião, política, modelo de organização familiar, linguagem e outros aspectos próprios de um determinado grupo de indivíduos que habitam um respectivo lugar.

Essa expressão foi criada para abranger as maneiras de diferenciação entre as diferentes culturas que há no mundo. As várias culturas existentes constitui o que se chama de identidade cultural dos seres humanos, ou de uma sociedade. A identidade cultural pode ser considerada como uma marca que personaliza e distingue os membros de um respectivo território do resto das pessoas. 

O termo diversidade pode significar variedade, diferenciação e pluralidade. É uma expressão que demonstra a oposição total da heterogeneidade. Hoje em dia, por causa dos vários processos de  colonização que ocasionou a miscigenação cultural nas várias nações do planeta, todos os planetas possuem sua própria diversidade de cultura. Isso significa que cada sociedade tem um pouco dos costumes e tradições existentes que existem no mundo, com muita variedade.

Há quem acredite que a globalização prejudique a diferenciação advinda da diversidade cultural, visto que acham que um mundo globalizado traz características mundiais – principalmente das hegemonias, como Estados Unidos – e aspectos impessoais, e isso faz com que as tradições e costumes de cada sociedade se percam.

Buscando manter a vasta gama de itens da diversidade cultural dos países, a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural foi criada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Nesta Declaração, as várias culturas do mundo são reconhecidas como herança comum da humanidade, sendo o primeiro documento que protege e promove a diversidade cultural, além do diálogo entre as nações.

Diversidade cultural no Brasil

O território brasileiro possui uma grande diversidade cultural, pelo fato de ser um país muito grande e por ter sido colonizados por várias nações diferentes (a principal foi a portuguese, mas também houve a colonização holandesa no nordeste e de outros tipos). Além do mais, o processo da construção da sociedade brasileira foi influenciado por vários fatores, até mesmo com a escravidão.

Dessa forma, no mesmo países há muitas diferenças de costumes, e todas elas são bem visíveis entre o sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte.

No entanto, na região centro-oeste, há o predomínio do Pantanal e uma cultura bem diversificada, com influências indígenas, paraguaias, bolivianas, paulistas e outras. Os aspectos culturais típicos são o cururu do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da cavalhada e o fogaréu de Goiás.

No sudeste e sul destacam-se costumes de origem europeia, com colônias portuguesas, germânicas, italianas e espanholas que, ainda hoje, mantêm a cultura típica de seus países de origem.

No sudeste há muita influência do escravo, índio e dos vários imigrantes europeus e asiáticos. Nos pratos típicos estão o pão de queijo, aipim frito, bolinho de bacalhau, cuscuz paulista, pizza e outros.

Já o sul é bem influenciado pela cultura portugusa, espanhola e principalmente italiana e alemã. Os principais festivais são a Oktoberfest (de origem alemã) e a Festa da Uva (italiana). Sobre a culinária, há o churrasco, chimarrão, barreado e vinho.

Na região nordeste, há manifestações culturais marcantes nas danças e festivas como o maracatu, caboclinhos, marujada e bumba meu boi. A festa de Iemanjá é uma das principais manifestações religiosas. Já o artesanato é manifestado pelos trabalhos de renda. Há muita influência africana.

No que diz respeito aos elementos culturais da região norte, os mais conhecidos são o congo, festa do divino e a folia de reis. Além do mais, a região possui uma forte influência indígena, principalmente na culinária, que tem como base peixes a mandioca.

Diversidade cultural indígena

A Declaração Universal também aborda sobre a importante preservação das várias culturas indígenas, juntamente com as suas línguas ameaçadas de extinção e seus rituais e festas.

Diversidade cultural e religiosa

A diversidade cultural se relaciona diretamente com a diversidade religiosa. Para tal, existe o termo sincretismo religioso, que significa o processo de mistura, troca e pluralidade de muitas religiões aglomeradas dentro de uma sociedade. Por exemplo, no Brasil há várias religiões diferentes que coabitam no mesmo lugar: católica, evangélica, judia, africana, e outras.

O significado de Diversidade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Diversidade |