Significado de Ditadura


O que é Ditadura



Ditadura é um substantivo feminino. O termo da palavra em Latim dicere, que significa “contar, falar”. Diz-se que esta palavra latina possui ligação com o termo Indo-Europeu deik-, que significa “indicar”.

O significado de Ditadura é um tipo de regime governamental onde há concentração de poder apenas em um indivíduo, um grupo ou um partido, isto é, todos os poderes do Estado ficam sob a ordem absoluta de alguém.

Esse indivíduo – que exerce seu poder – é chamado de ditador. Grandes exemplos na história podem ser destacados como ditadores: Benito Mussolini e, é claro, Adolf Hitler.

A ditadura se torna um regime antidemocrático, pois o governante não aceita ou admita qualquer oposição a suas vontades, ideias e atos – não há respeito pela democracia, muito menos há qualquer participação da própria população do local sob esse tipo de governo (entende-se que isso limita os direitos individuais).

Os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) não são divididos, como em regimes democráticos – na ditadura, eles permanecem em somente uma instância. E, por extensão, a ditadura é um sistema que exclui a escolha do chefe de Estado através das votações populares.

Normalmente, um golpe de estado é a ação que implanta uma ditadura.

Os vestígios iniciais da ditadura começaram ainda na Antiguidade, mais especificamente em Roma. Naquela época, se houvessem crises (relacionadas às guerras), um ditador assumia o poder supremo para trazer a normalidade de volta ao governo por um período de, no máximo, seis meses.

As tiranias também aconteceram durante o Império Romano. Nessas ocasiões, havia opressão dos súditos e violência para que o rei conseguisse o que queria.

Ao longo do tempo, as ditaduras viraram ditaturas militares – havia o apoio e o controle das forças miliares, que eram responsáveis em repreender dissidentes, impor terror e pânico para evitar oposições.

A ditatura militar foi muito comum no continente americano. No Brasil, ocorreu a ditadura militar entre os anos de 1964 e 1985 – foram mais de 20 anos sem eleições diretas para Presidente, sendo que nesses anos, diversos militares se alternavam no poder.

Em sentido figurado, o termo ditadura é utilizado para designar uma influência excessiva que algo ou alguém exerce sobre os outros, ou seja, possui uma autoridade ou força absoluta.

Um bom exemplo é relacionado à ditadura da beleza, que afeta significativamente a autoestima e a vida de milhões de mulheres.

Ditadura do proletariado

A ditadura do proletariado é um termo que indica uma etapa de um governo onde o proletariado (que é a classe trabalhadora) tenha ocasionado uma revolução socialista.

Idealizadores do marxismo (Karl Marx e Friedrich Engels) adotaram essa expressão durante o século XIX. Para eles, a ditadura do proletariado tinha como objetivo reverter a exploração capitalista – e por isso, se situava entre o capitalismo e o comunismo.

A ditatura do proletariado visava suprimir o Estado e deixar que o proletariado tomasse o poder da burguesia por meio de uma revolução. Para Marx, a classe trabalhadora era a única classe social que teria capacidade de reverter a exploração do capitalismo e minimizar as diferenças sociais existentes, proporcionando o bem-estar coletivo.

O significado de Ditadura está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Ditadura |