Significado de Distopia


O que é Distopia



Distopia é um substantivo feminino. O termo vem da junção dos dois termos em Grego dis-, que quer dizer “fora, errado” mais topos, que quer dizer “lugar”.

O significado de Distopia faz parte da área da Medicina, sendo que se caracteriza pela localização anormal de um órgão, ou seja, é quando um órgão se localiza longe da normalidade ou também se refere a uma sociedade que passou por uma transformação em escravizar ou restringir os indivíduos em relação a suas liberdades – no caso, é uma sociedade que virou uma ditadura opressora.

Mas em termos médicos, a distopia se apresenta como a formação de um órgão em um lugar diferente do que seria esperado. Embora não pareça comum, o termo distopia é muito utilizado para descrever casos de anomalia dos órgãos pélvicos, sendo que as expressões Distopia Genital ou Prolapso dos Órgãos Pélvicos definem esta patologia.

Este problema afeta principalmente as mulheres, atingindo a vagina e o útero. Ele acontece por conta do enfraquecimento da anatomia dos aparelhos de suspensão e sustentação, gerando a deformidade. A causa pode ser adquirida ou congênita.

Distopia e utopia

No âmbito da Filosofia, também entrando em um sentido político e literário, a distopia (conhecida também como antiutopia) é qualificada como um pensamento filosófico que tem como aspecto uma sociedade imaginária que tem o Estado (ou outros meios) como controlador, atingindo elevados índices de repressão e vigilância, fazendo com que as condições de vida da população sejam classificadas como insuportáveis.

A distopia é, portanto, uma sociedade que não há um convívio harmônico. Nos cinemas, um filme de grande destaque que aborda este conceito é “V de Vingança” – história que foi adaptada a partir de uma história em quadrinhos de obra de Alan Moore – que conta com uma sociedade que vive sob um regime totalitarista. Outro exemplo é o filme Equilibrium, de 2002, estrelado por Christian Bale.

Outros exemplos estão na literatura: “Admirável Mundo Novo” do autor Aldous Huxley e “1984” do autor George Orwell. Este último também virou filme.

Este termo é o oposto de utopia – esta é uma sociedade imaginária que promove total liberdade e convívio social para seus habitantes, com harmonia, evolução moral e busca pelo bem para a coletividade.

O significado de Distopia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Distopia |