Significado de Distanásia


O que é Distanásia



Distanásia significa o prolongamento da vida de um doente incurável, através de meios artificiais e desproporcionais, prática também chamada de obstinação terapêutica. O principal argumento contra a distanásia é de que ela acaba prolongando também o sofrimento do enfermo e lhe priva do direito a uma morte digna.

O que é Distanásia

A palavra distanásia é um neologismo, cuja origem é grega, formado por dys, cujos significados podem ser traduzidos como “ato defeituoso” ou “errado” e thanatos, que significa morte. Portanto, o significado de distanásia se refere ao prolongamento desmoderado do sofrimento e morte de um enfermo terminal.

Distanásia é uma palavra mais utilizada entre profissionais de saúde, sendo pouco conhecida para o público leigo em geral, assim como a palavra ortotanásia e diferentemente de eutanásia.

Distanásia X Eutanásia X Ortotanásia

De forma sintética, podemos dizer que distanásia é o adiamento da morte por meios artificiais (para prolongar a vida), eutanásia significa a antecipação da morte (para abreviar o sofrimento do doente) e ortotanásia é permitir que o processo de morte siga seu curso normal. Como vemos, são três termos de significados distintos, mas que se referem a uma mesma questão: a morte.

Na eutanásia, o paciente incurável recebe assistência médica para antecipar sua morte, de forma indolor, desde que tenha expressado abertamente desejar esses significados. No Brasil, a lei não prevê o direito à eutanásia, por isso o profissional da área de saúde que auxilia um paciente a morrer pode ser acusado de homicídio. Entretanto, nesses casos o crime pode ser considerado homicídio privilegiado, com pena menor.

Alguns argumentam que a ortotanásia tem os mesmos significados da eutanásia, tratando-se de sua forma passiva. Essa argumentação sustenta que, não empregar recursos terapêuticos, ainda que seus significados sejam considerados inúteis ou desproporcionais, por se tratar de um enfermo incurável e terminal, é uma forma de eutanásia passiva.

Distanásia no Brasil

O novo Código de Ética Médica brasileiro (2010) se posiciona contra a distanásia, pois no trecho que expõe os princípios mais importantes da atividade médica, postula que nas ocasiões clínicas inconvertíveis e terminais, o profissional médico deverá evitar a realização de metodologias terapêuticos desnecessários e propiciar aos pacientes todos os cuidados paliativos pertinentes.

Essa conduta, por seus significados, foi denominada ortotanásia.

A realização de procedimentos terapêuticos desnecessários, para prolongar a vida de pacientes com quadro irreversível e terminal corresponde à distanásia definição.

O significado de Distanásia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Distanásia |