Discrição e descrição são duas palavras da Língua Portuguesa com significados diferentes, mas que confundem as pessoas. Você age com discrição ou descrição? Você guarda bem o rosto das pessoas, consegue discrever ou descrever suas fisionomias? Você é daqueles que derrapam constantemente nos contextos de algumas palavras? Então, está no lugar certo. Iremos mostrar aqui tudo que você precisa saber para usar esses vocábulos corretamente.
A palavra discrição vem do latim discretione. Uma pessoa discreta é aquela que não chama atenção, tanto em suas atitudes quanto nos gestos. Não fazer alarde sobre determinadas situações e guardar segredo também é agir com discrição.
O significado da palavra discrição também pode ser empregado para descrever alguém que usa roupas e acessórios sóbrios. A palavra discernimento é o principal sinônimo de discrição. Mas, os substantivos decoro, recato, reserva e comedimento são outros sinônimos de indiscrição. Confira alguns exemplos para fixar o significado dessa palavra:
Você entendeu o significado da palavra discrição, não é? Agora você saberá descrever em quais situações usar. A palavra descrever vem do latim descriptione e significa descrever algo, alguém ou uma situação de forma minuciosa. Detalhar a fisionomia de uma pessoa também é fazer uma descrição. Existem dois tipos de descrição:
Está claro qual o significado da palavra discrição? Consegue descrever algo ou alguém com clareza? Não perca as outras dicas de língua portuguesa que preparamos para você!
O significado de Discrição e descrição está na categoria Significados