Discernimento é uma palavra que tem origem no termo do latim discernere, que tem como significado dividir, separar. Em sua acepção atual, discernimento pode ser entendido como a faculdade de decidir entre o certo e o errado, de separar o que é bom do que é ruim, como os critérios que se usam para tomar uma decisão, a capacidade lógica de separar e identificar os elementos que compõe determinada questão.
Assim, discernimento pode ser sinônimo de discernir, distinguir, critério, refletir, escolher, juízo. Discernimento é uma faculdade dos sábios, que são capazes de identificar diante de uma situação o que é mais favorável, qual deverá ser o caminho a ser seguido, o que deve ser feito então.
Algumas linhas religiosas usam a expressão discernimento espiritual. Esse seria um dom que algumas pessoas possuem de identificar os diferentes espíritos que estão manifestos em determinado local. É um tipo de mediunidade que, entre outras coisas, permite a quem a possui saber se uma pessoa tem tido em sua via a influência de espíritos mal intencionados. Um tipo de sensibilidade que descreve aqueles que seriam capazes de sentir presenças oriundas de dimensões paralelas.
A expressão também aparece num sentido religioso, mas com outro significado, a partir de interpretações da Bíblia e da palavra “discernimento” ao longo do seu texto. O discernimento espiritual aqui, sobre tudo dentro das linhas pentecostais e neopentecostais do Cristianismo, significa a capacidade do fiel de compreender a maneira que Deus age e de entender passagens da Bíblia de uma maneira mais profunda. Aqui, a expressão teria uma acepção teológica.
O discernimento vocacional é uma expressão relacionada ao Catolicismo e se refere à capacidade de um indivíduo de identificar dentro de si a vontade e a aptidão para dedicar sua vida ao sacerdócio. Para se dedicar a uma vida religiosa o indivíduo deve possui o discernimento para escolher entre os valores do mundo material e aqueles do mundo espiritual. Assim, é necessário que o candidato ao sacerdócio conheça e saiba lidar com suas emoções de forma equilibrada, que pratique o celibato, que saiba conviver em sociedade sem ceder as tentações e tendências que está apresenta o tempo todo e deve ser uma pessoa inteligente, que se dedica aos estudos e a reflexão.
O significado de Discernimento está na categoria Significados