A palavra dinâmica vem do grego “dynamike”, significando “forte”. Trata-se de um termo relacionado ao movimento e forças, aplicado originalmente a corpos e objetos.
Na vida cotidiana podemos relacionar a dinâmica ao movimento de qualquer corpo em interação com outros, como por exemplo, um chute da bola dado por um jogador de futebol (interação do jogador com a bola) ou quando um objeto cai de determinada altura (interação da gravidade da Terra com o objeto). Nesse contexto, a interação dinâmica de um corpo ou objeto com qualquer outro é designada como força.
Na área da física, a dinâmica é, então, o estudo do movimento de um corpo e das causas desse movimento. No estudo desse movimento, Galileu Galilei e Isaac Newton estabeleceram os Princípios da Dinâmica, que levou Newton a enunciar as três leis do movimento dos corpos.
A primeira delas estabelece que todo e qualquer corpo permanece em estado de repouso ou de movimento uniforme, só alterando se esse estado for mudado por uma força externa aplicada sobre ele.
A segunda lei estabelece que a variação no movimento no tempo é a soma das forças aplicadas sobre o corpo.
Finalmente, a terceira lei estabelece que a toda ação impressa sobre um corpo corresponde uma reação do mesmo, igual e contrária.
Também se estuda na dinâmica o movimento de gases, através da aerodinâmica, e dos líquidos (hidrodinâmica). A dinâmica é estuda através de ponto de vista empírico, isto é, pela vivência das experiências.
Além da física, a dinâmica também pode ser um conceito estabelecido na música e na psicologia (neste caso quando relacionado a dinâmica de grupo).
Em psicologia, antropologia e sociologia, a dinâmica de grupo é uma área que utiliza métodos específicos para estudar as ações e reações de um grupo de pessoas. O método começou a ser estudado em 1946, no Instituto de Tecnologia de Massachussetts, pelo psicólogo Kurt Lewin.
Kurt considerava que o homem é um ser social, que vive em grupos e que, para compreender seu comportamento e, para compreendê-lo, era necessário estudá-lo no grupo em que estava inserido. Assim, começou a criar situações para serem vivenciadas pela população de um grupo, buscando entender a natureza e a evolução dos acontecimentos e a influência exercida das pessoas sobre os grupos e dos grupos sobre as pessoas.
A dinâmica de grupo, então, tornou-se um método eficaz para entender como um indivíduo se comporta em grupo, diferente de seu comportamento particular e também diferente de grupo para grupo, dependendo do contexto em que está inserido.
Na aplicação da dinâmica de grupo são utilizadas situações hipotéticas para ver a reação das pessoas e suas soluções, o que muitas vezes é usado para melhorar o relacionamento entre os elementos de um mesmo grupo.
A área de Recursos Humanos utiliza a dinâmica de grupo como um elemento essencial no recrutamento e seleção de pessoal para as empresas, sendo uma técnica que avalia a interação do candidato com outros, descobrindo assim qual é o mais capacitado para trabalhar em equipe, uma das características principais para a estratégia empresarial dos dias atuais.
Por se tratar de movimento, a rapidez do mundo atual também exige que o homem esteja por dentro dos acontecimentos e, assim, nasceu a leitura dinâmica, composta de métodos para aumentar a velocidade de leitura. Se um leitor normal é capaz de ler 150 palavras por minuto, compreendendo 60% do que lê, um leitor dinâmico pode chegar a 800 palavras por minuto com um nível de compreensão de 80%
Os especialistas em pedagogia, no entanto, não aconselham esses métodos para o estudante, já que ele prevê a instantaneidade da compreensão e não sua memorização.
A dinâmica de populações é o estudo das alterações que ocorrem nas populações animais ou vegetais em um período de tempo. Essas alterações podem ter origem natural, de aumento através das diferenças entre os índices de natalidade e mortalidade, ou podem ter causas externas que obriguem as migrações ou dispersões. As populações nunca mantém o mesmo número nos agrupamentos, seja de homens ou animais, e esse estudo é feito para entender não só as causas do movimento mas também as condições ambientais e sociais em que os indivíduos estão vivendo.
Esse estudo de dinâmica das populações também pode prever a evolução e o ritmo em que se processam as alterações da população.
A dinâmica, aplicada à música, é aplicada na utilização de intensidade de som e suas diferenças. Por exemplo, a acústica das salas de espetáculo influenciam a dinâmica musical, como também causa interferência a qualidade dos instrumentos musicais.
As partituras musicais, desde os séculos XVI e XVII já trazem os sinais e indicações da dinâmica, em termos como “crescendo”, “diminuendo”, baseados na intensidade sonora que deverá ser aplicada ao movimento musical.
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