Digressão é um substantivo feminino. O termo vem do Latim dis-, que é “fora, afastado” mais o verbo gradi, que significa “caminhar, dar um passo, ir”, derivado do Indo-Europeu ghredh-.
O significado de Digressão é o mesmo que divagação, isto é, é um desvio de assunto ou de rumo, tendo o mesmo significado que subterfúgio.
Digressão é o ato de se distanciar provisoriamente de onde se estava, é o efeito de romper a continuidade de um discurso com uma mudança de assunto intencionada.
Além disso, digressão é uma palavra que pode ser utilizada para situações em que passeios ou jornadas duram algum tempo, sendo geralmente aquelas que possuem finalidade recreativa ou cultural. Em Portugal, digressão é o mesmo que “turnê” para a língua brasileira, dando a ideia de viagem que possui um itinerário pré-elaborado.
Na Literatura, digressão é considerada um recurso que o autor utiliza para afastar-se do assunto principal ou de uma determinada ação da história. Nesses casos, a autor pode divagar sobre outras temáticas ou alegações, podendo fugir da narrativa principal ou que não tem qualquer importância para a trama.
Ou seja, a digressão seria o afastamento do tema ou do cerne de uma conversa. É um devaneio.
Um exemplo de uso de digressão na literatura brasileira é do autor Machado de Assis. O escrito recorria com frequência a digressão, com a intenção de fazer algum comentário ao leitor. Pode-se notar este recurso em “Dom Casmurro” e também em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
O significado de Digressão está na categoria Significados