Significado de Diagrama de Ishikawa


O que é Diagrama de Ishikawa



Diagrama de Ishikawa é designado como uma ferramenta gráfica criada por um engenheiro químico chamado Kaoru Ishikawa, em 1943.

O Diagrama de Ishikawa é um gráfico utilizado pela área da Administração, voltada ao gerenciamento e o Controle da Qualidade de variados processos.

É também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama 6M.

Depois de sua aplicação aparecer em todos os países, esse método é agora utilizado por grandes corporações, com o intuito da melhoria contínua que ultrapassa os padrões tradicionais de qualidade.

 

O que é Diagrama de Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa tem como principal objetivo identificar quais são as causas ou circunstâncias de um problema.

Desse ponto, há uma divisão 6M que aponta em qual parte do processo pode existir o problema:

  • Mão de obra: imprudência, pressa ou um procedimento inadequado,
  • Material: não possui as exigências necessárias para realizar o trabalho,
  • Meio ambiente: tanto externo (poluição, calor, poeira, entre outros) como interno (falta de espaço, por exemplo),
  • Método: a implicação indesejada é consequência da metodologia de trabalho escolhida,
  • Máquina: defeito vem da máquina que está sendo usada no processo,
  • Medida: a implicação é ocasionada por uma medida decidida anteriormente para alterar o processo.

A divisão acima faz com se estruture, de forma hierárquica, as possíveis causas de um certo problema, assim como pode servir para uma própria melhora do processo e na qualidade dos produtos.

 

Como fazer um Diagrama de Ishikawa?

Existem alguns passos necessários a serem cumpridos antes de iniciar a montagem do Diagrama de Ishikawa.

Primeiramente, deve-se:

  1. Definição do problema: para iniciar o Diagrama de Ishikawa é preciso determinar qual será o problema a ser analisado e o objetivo esperado através dele. Muitos cometem erros tomando como problema erros superficiais, por isso, é importante focar-se no problema de forma objetiva.
  2. Estruturação do Diagrama: logo após o primeiro passo, quem irá executar o Diagrama de Ishikawa precisa juntar todas as informações indispensáveis sobre o problema em questão.
  3. Agrupamento das informações: nessa etapa, uma equipe (por pessoas que estejam associadas diretamente com o problema assim como outras que não estejam para agregar maiores perspectivas) já deve estar formada para auxiliar no Diagrama, sendo que as informações acumuladas possam ser passadas em uma reunião para trocar opiniões.
  4. Classificação das causas: aqui há a ordenação das informações para apontar as principais causas e eliminar quaisquer informações dispensáveis. A análise das causas deve ser profunda, para determinar quais as que mais impactam o problema e também para identificar suas possíveis soluções. Depois desse passo, a criação de um plano de ação é indicada, como também os responsáveis por tal processo e o prazo de conclusão de cada ação.
  5. Conclusão do Diagrama: o último passo é desenhar o Diagrama de Ishikawa, com as considerações sobre as causas estando de acordo com a divisão 6M. Divide-se pelas categorias (mão de obra, máquina, meio ambiente, etc.).

Os seguintes componentes precisam aparecer no Diagrama de Ishikawa:

Cabeçalho: item que contém o título, autor(es) e data.

Efeito: consiste no indicador de qualidade e do problema a ser avaliado. Geralmente, esse item aparece no lado direito da folha.

Eixo central: é representado através de uma flecha horizontal, apontando para o efeito, no meio da folha.

Categoria: item que aponta os grupos de fatores mais importantes que estão associados com o efeito. As flechas desse item são inclinadas e todas partem do eixo central.

Causa: é a causa potencial, que concerne a uma categoria que pode contribuir com o efeito. As flechas da causa são linhas horizontais que apontam para a flecha da categoria.

Sub-causa: causa potencial que pode colaborar com a causa específica, ou seja, é uma causa derivada da principal.

 

Sayuri Ishikawa

Sayuri Ishikawa é uma cantora japonesa, nascida em Kumamoto.

Tem como gênero musical o enka, estilo de música japonesa que tem como mistura sons tradicionais do Japão com melodias ocidentais (especialmente americana).

Sayuri Ishikawa é muito popular por participar de vários concursos musicais, e de um show musical chamado NHK Kōhaku Uta Gassen que é transmitido na véspera do Ano Novo, mas sua fama surgiu pela interpretação do clássico "Tsugarukaikyo-Fuyugeshiki", que em português significa Estreito Tsugaru, paisagem de Inverno).

Até o momento, a cantora lançou 11 álbuns e mais de 100 singles.

 

Ishikawa Goemon

Ishikawa Goemon (1558-1594) foi um lendário bandido japonês e aclamado como herói, pois roubava ouro e outros objetos valiosos para dar aos pobres.

Pouco sabe-se sobre sua vida e como ele se tornou esse herói, mas sua morte virou uma notável história, já que ele foi cozido vivo, em público, assim como seu filho. O motivo foi ter falhado em assassinar um poderoso guerreiro da era da guerra civil, chamado Toyotomi Hideyoshi (1536-1598).

Sua lenda até hoje é contada pela cultura contemporânea japonesa, sendo que possui exagerados contos sobre suas habilidades ninja.

O significado de Diagrama de Ishikawa está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Diagrama de Ishikawa |