Diagnóstico é uma palavra classificada pela gramática portuguesa como um substantivo masculino, que é bastante empregada no campo da medicina e que se refere à qualificação de um médico sobre a determinação e reconhecimento de uma enfermidade por meio de sinais, sintomas ou pela realização de exames diferentes.
A palavra diagnóstico também pode ser empregada para determinadas situações médicas em que é dado a conclusão de um quadro clínico ou a qualificação de uma doença. Assim sendo, diagnóstico é um termo que se refere à diagnose que, por sua vez, pertence à ação e ao efeito de diagnosticar, ou seja, analisar e recolher os dados necessários para avaliar os diversos problemas.
Em um diagnóstico, o médico leva em consideração o histórico do paciente. Quando se descobre um tumor ou doença em sua fase inicial, dá-se o nome de diagnóstico precoce. Por conseguinte, o profissional consegue realizar um trabalho de prevenção em relação ao desenvolvimento da referida doença, o que é conhecido como prognóstico.
Por outro lado, quando se é necessário compreender uma realidade social, utiliza-se, para tanto, uma ferramenta conhecida como diagnóstico social, cujo termo nasceu em 1917 através da obra de mesmo nome de Mary Richmond (1861 – 1928), a qual concebeu uma metodologia que auxiliasse o modelo clínico e assim acabou se tornando um marco para a história do Serviço Social.
Também conhecido como diagnóstico empresarial. Através da coleta de informações da organização é possível realizar a análise do ambiente interno e externo da empresa, assim como identificar o perfil dos clientes para uma posterior aplicação de ferramentas. Assim sendo, este modelo de diagnóstico tem como objetivo proporcionar à corporação as condições necessárias para que haja o desenvolvimento e o aprimoramento de seu desempenho para que a mesma atinja níveis satisfatórios tanto de eficiência quanto de eficácia.
Um dos modelos de análise organizacional mais conhecido é o SWOT, cuja palavra é na verdade uma sigla e cada letra possui o seguinte significado: S de Strenghts (Forças), W de Weaknesses (Fraquezas), O de Opportunities (Oportunidades) e T de Threats (Ameaças). Devido às questões de tradução do inglês para o português, a Análise SWOT é também conhecida como matriz FOFA, devido às iniciais correspondentes.
É uma espécie de avaliação que é utilizada para se avaliar os impactos ambientais. As empresas de consultoria ambiental são geralmente contratadas pelas corporações para que possam analisar tanto a qualidade quanto o impacto ambiental que poderá provocar no meio biológico, físico e até socioeconômico.
Estas avaliações também são conhecidas como estudos de base que consideram vários pontos das três áreas com um aspecto de multidisciplinaridade, que se por um lado é positivo, por outro pode ser considerado negativo, caso não haja conexão entre os assuntos e suas peculiaridades colocadas por cada área.
São utilizados métodos de análise como, por exemplo: Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), carta geotécnica, amostragens, entrevistas com a população, relatórios técnicos como EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente).
O significado de Diagnóstico está na categoria Significados