O Devaneio, segundo algumas explicações, ocorre devido a um capricho de nossa mente: uma fantasia. O devaneio é um estado de divagação do ser humano. É quando experimentamos estados alterados de consciência e nos deixamos levar pela imaginação, imagens e sonhos. Normalmente, todos nós possuímos uma tendência natural para o devaneio.
O devaneio é um estado bastante comum. É o ato de sonhar acordado, ter pensamentos profundos, divagar através do mundo dos sonhos, da meditação ou da fantasia.
Bebidas alcoólicas, nicotina entre outras substâncias, também podem levar o indivíduo ao estado de devaneio, pois podem alterar a percepção e a consciência. Muitos se tornam viciados nessas substâncias justamente pelo prazer que elas trazem: o estado alterado da consciência. As pessoas se tornam incapazes de ficarem longe do vício, ou seja, o devaneio se torna um estado patológico.
Mas ter momentos de devaneios também é bastante normal, pois podem ser relaxantes e muito saudáveis para nossa vida mental. É uma forma de entrarmos em um mundo só nosso, onde as preocupações e o estresse da vida real podem ser ignorados durante um tempo.
Segundo alguns psicólogos, o devaneio é um fator não só psicológico, mas também biológico, portanto, necessário e comum ao ser humano. O devaneio não é tipicamente uma exclusão do mundo exterior, e sim um foco interno em nossos próprios pensamentos e experiências imaginárias.
O devaneio é um estado alterado que nos transporta para bem longe, o nosso subconsciente passa a comandar. É uma forma da mente escapar da realidade, nem que seja por um momento, e viver no mundo dos desejos.
Porém, o devaneio pode ser negativo quando o indivíduo passa a ter problemas psicológicos, levando-o a certo estado de loucura ou delírio, com crenças sem nenhum fundamento, onde realidade e fantasia se confundem.