Desvairado é um adjetivo e substantivo masculino, além de ser flexão do verbo desvairar (no Particípio). O termo corresponde a seu verbo – desvairar –, sendo assim sua origem é a mesma: de des-, que é “para fora”, mais variar, do Latim variare, que significa “diversificar, matizar”, que vem de varius, “diferente, de diversas cores”.
O significado de Desvairado serve para qualificar uma pessoa que está fora do seu juízo normal, isto é, é aquele indivíduo louco ou incoerente. É uma forma de dizer que se perdeu o equilíbrio emocional, que está fora de si.
Por exemplo: “Rosália apareceu desvairada, falando coisas sem nexo.”
Quando se diz que uma pessoa tem uma atitude desvairada, se está tentando dizer que suas ações não foram previamente analisadas, tornando-as inconsequentes.
Por exemplo: “Ele parecia ser uma pessoa muito sensata, mas seu comportamento é desvairado.”
Isso quer dizer que um indivíduo desvairado perdeu a orientação, como se estivesse desnorteado, muito embora esse termo não esteja associado com distúrbios psicológicos, é claro. Desvairado conceitua pessoas que estão desorientadas de forma temporária – que agiram sem equilíbrio, coerência ou lógica.
Outros exemplos:
“Ele iniciou um discurso desvairado no meio do casamento da filha.”
“Desvairado, Paulo antigamente era mais prudente em suas opiniões. Hoje, age como se estivesse louco.”
Os sinônimos de Desvairado são:
Os antônimos de Desvairado são: